Pontos de Salvador são iluminados de lilás para alertar sobre a importância do Teste do Pezinho

Número de recém nascidos triados vem decrescendo nos últimos anos na Bahia. Apae Salvador faz alerta para doenças que poderiam ser detectadas e evitado mortes.

Pontos de Salvador são iluminados de lilás para alertar sobre a importância do Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é um exame fundamental para detectar precocemente algumas doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos, permitindo o tratamento adequado e melhorando a qualidade de vida dessas crianças. No entanto, a cobertura desse teste tem apresentado uma queda nos últimos anos na Bahia, o que preocupa profissionais de saúde e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salvador. 

Durante o mês de junho, a Apae Salvador realiza a campanha Junho Lilás a fim de alertar pais, profissionais de saúde e o público em geral sobre a importância do Teste do Pezinho para a saúde das crianças. Para isso, alguns pontos da cidade são iluminados de lilás e a Arena Fonte Nova exibe um vídeo da campanha durante os jogos realizados no local.

A cobertura do teste na Bahia caiu de 91% em 2018 para 85,7% em 2022, um dado preocupante, já que isso permite que doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias passem despercebidas e não sejam tratadas de maneira adequada.

É essencial que os pais estejam cientes da importância do Teste do Pez e realizem em seus filhos entre o 3º e 5º dia de vida. O exame pode ser feito gratuitamente pelo SUS em unidades de saúde espalhadas pelo estado. A Apae Salvador, além de alertar sobre a importância do teste, também realiza acompanhamento de casos positivos e oferece ampliação de cobertura para investigação de outras doenças através de atendimento particular e convênios.

Veja também

Michelle Marie