Pesquisa revela que Red Bull é a marca de energético com maior presença de mercado no país

Um levantamento realizado pela Price Survey, startup especializada em pesquisa de mercado, apontou que Red Bull é a bebida energética com maior oferta no mercado nacional.

Os dados revelam que a marca está presente em 31% dos estabelecimentos visitados. Em seguida, estão a Monster (21%) , Flying Horse (18%), Extra Power (13%) e outras (17%). Os dados foram levantados entre os dias 17 e 28 de janeiro em 31 cidades de 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Foram coletados 4.791 preços em 1.340 estabelecimentos de autosserviço, sem a necessidade de contato com um vendedor. A estratégia de pesquisa foi a de cliente oculto, ou seja, o pesquisador avalia de maneira sigilosa os produtos ou serviços ofertados pela empresa aos seus consumidores. “Nossa experiência demonstra que essa técnica confere mais credibilidade e garante que não teremos um resultado enviesado”, afirma Maycon Andrade, CEO da Price Survey.

Maycon Andrade, CEO da Price Survey

O objetivo da pesquisa foi mostrar que uma gestão de marca consistente é fundamental para aproximar a marca do consumidor e se manter no mindset do consumidor quando ele escolher um produto ou serviço. “Existe uma disputa entre as indústrias por share. Tem uma frase que usamos muito na Price que é: ‘Existo, logo sou comprado’. Isso quer dizer que, uma marca estar presente nos estabelecimentos, é o primeiro passo para melhorar o desempenho de venda. Portanto, para as que são menos vistas nas prateleiras, o desafio de aumentar as vendas é ainda maior”, diz o CEO.

Reforma e construção

Multinacional brasileira, a Tigre foi a empresa com mais presença de mercado, com 35% de market share, seguida da Amanco (22%), Krona (17%), Fortlev (7%), Plastilit (6%) e outras (14%). 

O levantamento foi realizado entre os dias 25 de abril e 6 de maio em 19 cidades de 10 estados das regiões brasileiras, incluindo o Distrito Federal. Ao todo, foram 327 estabelecimentos pesquisados.

De acordo com o CEO da Price Survey, antes de um produto ser líder em mercado, ele precisa ser em oferta. Mas, para isso, é necessário colocar boas estratégias e precificação assertiva. “A marca só será vista e lembrada se houver uma estratégia de excelência entre pricing e trade. Soma-se a isso um preço de venda que garanta competitividade ao negócio e satisfação ao cliente. Caso contrário, a empresa pode passar a mensagem errada ao consumidor”, encerra.

 

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Michelle Marie