Paulo Machado lança receitas da gastronomia Pantaneira

foto divulgação foto divulgação

“Fiel ao seu objetivo de promover o Pantanal por meio de diferentes linguagens artísticas, estamos apoiando mais uma iniciativa”, antecipa a organizadora do ‘Documenta Pantanal’, a produtora Mônica Guimarães. Desta vez, trata-se do livro “Pantanal: Comitiva de Sabores”, do pesquisador e chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que está em pleno processo de produção.
Com textos de Cristiana Couto, edição de Heloísa Vasconcelos, design de Ciro Girard e produção geral de Mog Produções, a obra será lançada ainda neste primeiro semestre. O chef adianta que as fotos das receitas selecionadas serão feitas, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pela fotógrafa Luna Garcia, que é especializada em gastronomia. Além do próprio Machado, outros chefs desse Estado do Centro-Oeste irão se juntar nessa tarefa de elaborar 65 receitas pantaneiras.
De acordo com Machado, o título– que deverá ser lançado até maio – será dividido por temas variados, como “Comida de Comitiva, “Comidas de Festa”, “Comida de Fazenda”, “Cozinha Indígena”, “Mercadão/Bolicho” e “Comida de Cidade”. Sobre a concepção do “Pantanal: Comitiva de Sabores”, Machado diz que o projeto surgiu há quase 15 anos. “Quando retornei da Europa, depois de ter estudado Gastronomia e atuado em restaurantes estrelados, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecimento básico da cozinha regional de cada local. Voltei com uma vontade ávida de pesquisar a minha gastronomia, da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar. Foi aí que comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma.
Nesse sentido, ele conta que durante dois anos (2008 e 2009) realizou, em conjunto com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma pesquisa de mapeamento e levantamento de dados da cozinha pantaneira, a qual, posteriormente, contribuiu para a defesa de seu trabalho final no Mestrado de Hospitalidade  com os dados que apurou  sobre a Comensalidade no Pantanal.
Hoje reconhecido embaixador da culinária pantaneira, o chef vem, desde então, desenvolvendo várias ações e trabalhos para divulgar a gastronomia desta região que ele considera sublime e ainda assim pouco conhecida do globo. “Mais do que uma realização pessoal por estar registrando a importante gastronomia brasileira da região de onde venho, este livro é a melhor forma de perpetuar o saber cultural do Pantanal. Ingredientes, modos de preparo, relações de convivialidade e rituais da comensalidade na maior planície alagável do planeta são os motes deste trabalho”, sintetiza. 

Veja também

Michelle Marie