Ailton Aquino dos Santos, de Jequié, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Diretoria de Fiscalização do BC, e teve seu nome aprovado pelos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (4), com 24 votos sim e apenas um voto contrário.
Ailton Aquino dos Santos é servidor do Banco Central desde 1998, Ele atuou em diversas áreas no Banco Central, onde ingressou há 24 anos, e hoje é chefe da Divisão de Acompanhamento de Supervisão Direta. O baiano é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e possui especializações em Engenharia Econômica de Negócios e em Direito Político.
Com mais essa iniciativa do presidente Lula, busca-se maior representatividade de negros em posições de alto escalão na estrutura do governo federal. Lula tem trabalhado para aumentar a diversidade racial e de gênero nos cargos de chefia de bancos estatais.
Ailton Aquino pode quebrar um paradigma na história do Banco Central, que tem 57 anos de existência. Mesmo sendo considerado uma instituição exemplar em relação à política econômica, o BC ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de representatividade racial entre seus diretores. Na sua história, nunca teve um negro em sua diretoria.

