O ano começa bem em Salvador recebendo a benção do Senhor do Bonfim com o tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. A programação começa no dia 9, às 18h30 com o hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020. No dia 15 acontecerá a saída da imagem do Senhor do Bonfim para procissão marítima até o 2º Distrito Naval. A caminhada e a lavagem das escadarias acontecem no dia 16, a partir das 7h, e fechando as comemorações, dia 19, às 10h, Dom Murilo Krieger preside a missa solene.
A cada ano, a festa do Senhor do Bonfim ganha maiores proporções arrastando multidões durante os dias festivos. Estima-se que, em 2019, a Lavagem do Senhor do Bonfim reuniu mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de 8 km, que vai da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia à Colina Sagrada. Em 2020 não será diferente! Com a conclusão da restauração da Igreja, readequação do seu entorno, construção da praça e estacionamento na base da Colina, os milhares de turistas e fiéis encontrarão uma estrutura segura e confortável para prestar suas homenagens.
Também já virou tradição da festa surpreender os fiéis com alguma novidade. O reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes já adiantou algumas surpresas. Na programação festiva, todos os dias, a partir das 14h, os fiéis poderão participar da Quermesse da Colina e experimentar os doces, salgados e outras iguarias, bem como adquirir produtos artesanais que serão vendidos nas barraquinhas instaladas na Praça. Após a celebração da novena, o público contará com atrações culturais e recreativas. “Estamos trabalhando para que fiéis e turistas possam aproveitar ao máximo toda a festa do Senhor do Bonfim. Queremos que esses dias sejam de oração, devoção e de convívio fraterno”, afirmou o padre.
A Festa do Senhor do Bonfim é patrimônio cultural brasileiro.

