A pandemia do novo coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo. Rotinas foram transformadas, isolamento forçado, e assim a vida de uma geração mudou.
Com certeza foi um ano repleto de fatos e fakes. Pandemia, vírus desconhecido, muita dor, muitas perdas, muitos prejuízos, muitas notícias falsas, e fatos desconhecidos pelo ser humano.
A crise do coronavírus afetou o mercado de trabalho e aumentou drasticamente o desemprego no país. Com milhões de brasileiros desempregados nasceu o auxílio Emergencial. Um ano marcado pela alta do dólar, corrida aos supermercados, mudanças no comportamento de consumo e por consequência alimentos caríssimos nas prateleiras dos supermercados. O bolso do mundo, e principalmente do brasileiro, esvaziou.
2020 também foi um ano de muitas mudanças na vida das pessoas. Em função do lockdown , muitas empresas tiveram que adotar o home office sem muito planejamento e uma boa parte da indústria e do comércio permaneceu fechada por algum tempo. Isso significou, mudanças de hábitos. Crianças fora da escola, e por consequência trabalho dobrado em família. Para alguns, trabalho em excesso, para outros, desemprego.
Além de tudo isso, houve também alteração na regra para a conversão do câmbio nos gastos no exterior com cartão de crédito, novas alíquotas de contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), implantação do PIX, sistema de pagamentos instantâneos e o lançamento da nova nota de R$ 200.
O coronavírus fez milhões de pessoas se isolarem, e o grande desafio de 2020 foi a mudança na vida social. Total falta de liberdade, nenhum contato com o ciclo social, saudades do lazer, do esporte, do encontro com a família, do bate papo com os amigos, das viagens de ferias. A vida se resumiu a quatro paredes com serviços de delivery, compras através da internet e redes sociais, e muita gente teve que se adaptar ao mundo digital pela primeira vez para usar serviços de banco e ate mesmo para adquirir a casa própria à distância. Até as consultas médicas mudaram, com a telemedicina e as reuniões com vídeos conferências. Muitos brasileiros que nunca tiveram acesso a bancos passaram a ter contas digitais e a movimentar um aplicativo de celular — ainda que forçados pela situação.
Com a falta de entretenimento, o mundo se uniu, e cada um em sua casa teve a oportunidade de assistir inúmeras lives, maravilhosas, com shows pilotados por gente de peso como Lady Gaga, Elton John, Rolling Stones, Ivete Sangalo, Roberto Carlos e muitos artistas famosos.
E assim passamos o ano de 2020, com a esperança angustiante de uma vacina para acalmar o nosso coração, diminuir nossa ansiedade e poder voltar a vida normal. Mas não se iluda, a Covid-19 mudou nossas vidas. Vamos acordar e começar um ano novo com a certeza de que o mundo pós-pandemia será diferente. Temos que abrir nossas mentes e entender que o Mundo mudou e que novos tempos vem por aí.
E que venha 2021 com muita saúde e muita Paz.

