'Novembro Corpo Negro' chega à terceira edição

Foto: divulgação Foto: divulgação

O encontro Novembro Corpo Negro – Ano IIIserá realizado pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia na próxima sexta-feira, 8 de novembro, a partir de 8hApresentações artísticas, workshops, exibição de vídeos, venda de livros e produtos relacionados à temática fazem parte da programação, com acesso gratuito para o público. Para cada oficina, o ingresso é  um quilo de alimento não perecível, por oficina. Cada oficina tem limite de 30 vagas, de acordo com ordem de chegada. 

A abertura do evento contará com a presença do Magnífico Reitor João Sales, e da Diretora da Escola de Dança da UFBA, a Professora Dra. Carmen Paternostro, além de outros representantes. No encerramento, às 19h30, acontece uma Samba de Roda, com Natureza França, no Foyer da Escola; de 19h30 às 20h30, Elivan Nascimento ( em destaque), ministra oficina de Stiletto, no Teatro Experimental; e, às 20h30, a banda Os Hozzanas, com direção musical de Manuel Dourado, se apresenta na Praça da instituição.

O encontro tem como objetivo promover o diálogo permanente com a nova corporeidade negra existente nos cursos da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Graduação, Pós-graduação, cursos de extensão, cursos livres e afins), repensando a reformulação dos componentes curriculares do curso de licenciatura em dança e qualificando as práticas e teorias da dança Afro-brasileira diaspórica. 

Homenagens – Neste ano, o encontro presta homenagem às seguintes professoras e artistas que contribuem para a formação artística, educacional e de pesquisa da dança diaspórica: Profa. Dra. Amélia Conrado, Profa. Gisa Santos, Profa. PhD Nadir Nóbrega e Profa. Neuza Saad. 

Além disso, o evento tem como homenageados permanentes Mercedes Baptista, Augusto Omolu e Mestre King, todos in Memoriam. Também será prestada homenagem aos músicos percussionistas Bira Monteiro, Bira Reis (in Memoriam), Fábio Alexandre, Gabi Guedes, Kinho Santos, Ricardo Costa e Tião Oliveira. 

Veja também

Michelle Marie