As comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia terão início na próxima sexta-feira, 30 de junho. Os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/SecultBA), estarão realizando um cortejo e um festival cultural no Centro Histórico de Salvador.
O tema adotado pelo IPAC para as celebrações nos museus Tempostal, UdoKnoff e no Centro Cultural Solar Ferrão é "Pelos Caminhos da Independência". O objetivo é atrair baianos e turistas para participarem desse marco histórico da Bahia. As atividades terão início às 10h e irão ocorrer ao longo de todo o dia, levando música e animação gratuitamente para todos os que estiverem circulando pelo Pelourinho.
O bicentenário da Independência do Brasil na Bahia está sendo comemorado pelo Governo da Bahia com diversas ações e festejos por todo o estado. A ideia é fortalecer a sensação de pertencimento e orgulho dos baianos, promovendo o resgate da autoestima e enaltecendo a bravura do povo baiano na luta pela independência e liberdade do país.
O Cortejo da Independência começará na Praça Quincas Berro d'água, saindo pelas ruas do Pelourinho com a Orquestra Aurora, o Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador. Durante o percurso, serão abertas exposições nos museus Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu UdoKnoff. Em cada uma das paradas serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. O cortejo seguirá em direção ao encontro do carro dos caboclos, homenageados na exposição no Centro Cultural Solar Ferrão. Após a saída dos carros do Solar, o cortejo seguirá em festa pelas ruas até a Praça das Artes, onde ocorrerá a finalização do cortejo com a Orquestra Aurora tocando o Samba de Caboclo, e outras apresentações culturais e musicais que acontecerão durante o dia.
Os museus também terão suas programações. O Centro Cultural Solar Ferrão realizará a exposição "Pelos Caminhos da Independência: Caboclo", que rememora as lutas travadas com os portugueses pelos povos indígenas e outros grupos, que foram cruciais para a consolidação da Independência do Brasil.
O Museu Tempostal terá a exposição "Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade", que retrata a passagem do exército pelas ruas através de cartões postais e fotografias, além de homenagear os civis que lutaram pela independência, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e outros.
No Museu UdoKnoff, a mostra "Releituras da história em azulejo" apresentará trabalhos artísticos realizados por estudantes e idosos em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude e escolas estaduais, que irão abordar a maior festa cívica da Bahia.
Portanto, as comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia no próximo dia 30 de junho contarão com um cortejo e um festival cultural no Centro Histórico de Salvador, oferecendo diversas atividades gratuitas para o público.

