Museus do Pelourinho celebram Bicentenário da Independência

Com a tema Pelos Caminhos da Independência, museus do Pelourinho administrados pelo IPAC comemoram os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia com variada programação

As comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia terão início na próxima sexta-feira, 30 de junho. Os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/SecultBA), estarão realizando um cortejo e um festival cultural no Centro Histórico de Salvador.

O tema adotado pelo IPAC para as celebrações nos museus Tempostal, UdoKnoff e no Centro Cultural Solar Ferrão é "Pelos Caminhos da Independência". O objetivo é atrair baianos e turistas para participarem desse marco histórico da Bahia. As atividades terão início às 10h e irão ocorrer ao longo de todo o dia, levando música e animação gratuitamente para todos os que estiverem circulando pelo Pelourinho.

O bicentenário da Independência do Brasil na Bahia está sendo comemorado pelo Governo da Bahia com diversas ações e festejos por todo o estado. A ideia é fortalecer a sensação de pertencimento e orgulho dos baianos, promovendo o resgate da autoestima e enaltecendo a bravura do povo baiano na luta pela independência e liberdade do país.

O Cortejo da Independência começará na Praça Quincas Berro d'água, saindo pelas ruas do Pelourinho com a Orquestra Aurora, o Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador. Durante o percurso, serão abertas exposições nos museus Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu UdoKnoff. Em cada uma das paradas serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. O cortejo seguirá em direção ao encontro do carro dos caboclos, homenageados na exposição no Centro Cultural Solar Ferrão. Após a saída dos carros do Solar, o cortejo seguirá em festa pelas ruas até a Praça das Artes, onde ocorrerá a finalização do cortejo com a Orquestra Aurora tocando o Samba de Caboclo, e outras apresentações culturais e musicais que acontecerão durante o dia.

Os museus também terão suas programações. O Centro Cultural Solar Ferrão realizará a exposição "Pelos Caminhos da Independência: Caboclo", que rememora as lutas travadas com os portugueses pelos povos indígenas e outros grupos, que foram cruciais para a consolidação da Independência do Brasil.

O Museu Tempostal terá a exposição "Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade", que retrata a passagem do exército pelas ruas através de cartões postais e fotografias, além de homenagear os civis que lutaram pela independência, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e outros.

No Museu UdoKnoff, a mostra "Releituras da história em azulejo" apresentará trabalhos artísticos realizados por estudantes e idosos em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude e escolas estaduais, que irão abordar a maior festa cívica da Bahia.

Portanto, as comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia no próximo dia 30 de junho contarão com um cortejo e um festival cultural no Centro Histórico de Salvador, oferecendo diversas atividades gratuitas para o público.

Veja também

Michelle Marie