Uma grande homenagem vai marcar o Prêmio Núcleo Destaque 2019, que vai acontecer no dia 28 de novembro (quinta-feira), na Pupileira, em Salvador. Maria Rita Lopes Pontes é superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e sobrinha daquela que passou a ser conhecida como Santa Dulce dos Pobres, após a canonização efetivada pelo Papa Francisco, e receberá, pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Personalidade Baiana, no evento que reunirá os maiores nomes do segmento de arquitetura e decoração na Bahia.
Maria Rita, que tem o mesmo nome da tia, está desde 1992 à frente da missão iniciada por Santa Dulce dos Pobres, quando mudou de cidade, profissão e vida. Quando o “Anjo Bom da Bahia” se foi, deixou uma lista com o nome de possíveis sucessoras. A sobrinha, que morava no Rio de Janeiro e trabalhava como jornalista, encabeçava a lista e aceitou a incumbência de modo temporário. E nunca mais deixou a gestão da Osid. Desde então, Maria Rita adotou como missão de vida a manutenção e expansão das obras sociais, que em 1992 atendia 180 mil pessoas, mas que, atualmente, já passou da casa dos 6 milhões.
O Prêmio Núcleo Destaque, que chega à sua 16ª edição, também já homenageou, com o Troféu Personalidade Baiana, nomes como Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e fundador presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA); Sizininha Simões, considerada a primeira decoradora da cidade; Rosina Bahia, Presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia, neta do médico Álvaro Bahia, idealizador e criador do Hospital Martagão Gesteira; e o historiador, arquiteto, urbanista a professor Francisco Sena.

