LALATA - II Festival Internacional de Percussão acontece em setembro no bairro do Candeal, no Candyall Guetho Square, reunindo estrelas do cenário percussivo mundial

LALATA - II Festival Internacional de Percussão acontece em setembro no bairro do Candeal, no Candyall Guetho Square, reunindo estrelas do cenário percussivo mundial

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, Salvador vai receber o segundo festival internacional de percussão. O palco do evento será o Candyall Guetho Square, no bairro do Candeal, e terá Carlinhos Brown como anfitrião. Grandes nomes da percussão nacional e internacional vão se reunir durante o LALATA – II Festival Internacional de Percussão, apresentando a diversidade e a originalidade da música instrumental percussiva, fortalecendo o posicionamento de Salvador como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte. 

Vivenciando uma composição de conceitos musicais, tecnológicos e culturais, o festival contemplará três estilos da percussão contemporânea: de Rua, de Efeito e Eletrônica, além de exposição de instrumentos e workshops musicais. Vendas abertas no Sympla.

A música instrumental percussiva se tornou um traço cultural intrínseco da Bahia e pode ser ouvida em diversas situações, como eventos religiosos, festivos e de entretenimento. É nesta seara que se propõe a realização do LALATA - II Festival Internacional de Percussão, que acontece no bairro do Candeal, antiga comunidade de Salvador da Bahia habitada por uma população visceralmente ligada às suas matrizes africanas e que tem no tambor seu ícone de libertação.

Nos anos 1980, nascia no bairro o Vai Quem Vem, movimento cultural percussivo de grande impacto para a música produzida na Bahia. O movimento, liderado pelo artista e multi-instrumentista Carlinhos Brown, desencadeou um processo de invenção rítmica na qual se destacam inovações performáticas e instrumentais. Esse laboratório de rua vai desembocar na formação da banda Timbalada, no início dos anos 1990, e consolida o timbau como uma marca da estética musical do bairro, tornando o Candeal conhecido nacional e internacionalmente como espaço criativo e produtor expressivo de música percussiva, tendo solo fértil para o surgimento de diversos ritmos musicais autóctones. 

Artistas do cenário mundial já estão confirmados na grade do LALATA, entre eles: Massamba Diop (Senegal), Bira Lourenço e Catatau (Rondônia), Trietá (Salvador), Lobo Nuñes (Uruguai), Pandeiro Repique Duo (Rio de janeiro), Marcos Suzano (Rio de Janeiro), Orlando Costa (Salvador), Aguidavi do Jêje (Salvador), SKALU - Manifesto ao Tambor, com Mestre Mario Pam (Salvador), Japa System (Salvador), Buginganga (Salvador), e Michele Abu (São Paulo). Além destes, grupos locais como Território Sonoro e Roda de Timbau do Candeal também estão na programação. 

O Festival é uma realização da Pracatum Escola de Música e Tecnologia, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com concepção e direcionamento artístico Selma Calabrich, empreendedora Cultural e diretora executiva da Pracatum. De acordo com ela, um importante diferencial desse evento é a divisão das atrações por estilos percussivos.

Histórico - A primeira edição do Festival Internacional de Percussão aconteceu em 2016, levando para o palco do Candyall Guetho Square nomes como Changuito, considerado um dos maiores percussionistas do mundo, o maestro senegalês Doudou Rose Thiooune, além de Orlando Costa, Peu Meurray, Patubatê, Opanijé, Japa System, entre outras atrações. A primeira edição também foi marcada pela última apresentação feita em vida pelo músico Naná Vasconcelos, que veio a óbito dez dias após a realização do Festival.

"Nesta segunda edição do Festival Internacional de Percussão estaremos homenageando, também, os maiores mestres de todos os tempos da história rítmica no mundo, como o nosso querido Naná Vasconcelos. São mestres que transformaram a história percussiva mundial, e nossos eternos guias inspiracionais”, pontua Carlinhos Brown

 

Veja também

Michelle Marie