João Roma entrega Ordem de Rio Branco a empresário Walter Saito e ao embaixador Nei Futuro Bittencourt

Foto divulgação Foto divulgação

Representando o Governo Brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio, o ministro da Cidadania, João Roma, participou neste sábado (24) da cerimônia de imposição de insígnias da Ordem de Rio Branco ao educador e empresário brasileiro Walter Saito (que recebe o grau de comendador) e ao Cônsul-Geral do Brasil em Nagoia, embaixador Nei Futuro Bittencourt (que recebe o grau de grande oficial). A condecoração é um reconhecimento a virtudes cívicas e meritórios serviços prestados ao Brasil.

“Eu fico muito feliz por estar aqui, em nome do Governo Brasileiro, fazendo a fixação destas comendas, que não só são meritórias, mas também estão carregadas de muita simbologia. Fico, portanto, honrado de poder afixá-las nos dois meritórios agraciados com a Ordem de Rio Branco, essa comenda que traz consigo também grande responsabilidade para o futuro do nosso Brasil”, afirmou Roma.

O embaixador Nei Futuro Bitencourt é diplomata de carreira há quase 40 anos. Originário de Caicó, Rio Grande do Norte, serviu em cidades como Maputo, Iaundê, Washington, Londres e Tóquio. Walter Saito é originário de Terra Boa, no Paraná, e mora há mais de 30 anos no Japão. Em 2009, fundou uma das primeiras escolas brasileiras no país asiático, o Instituto Educacional TS Recreação, hoje reconhecida tanto pelo Ministério da Educação do Brasil quanto do Japão.

“O embaixador Nei tem longa história de experiência e dedicação da vida pública, 40 anos dedicados à defesa do nosso Brasil. Enquanto o senhor Walter Seito, pelo seu exemplo, pelo seu espírito empreendedor, não apenas foi generoso e soube como permanecer ainda hoje ajudar milhares de brasileiros no Japão. Com, o seu exemplo o senhor também estimula e certamente serve de inspiração para muitos brasileiros”, disse o ministro.

Roma destacou que as relações diplomáticas entre Brasil e Japão duram mais de 125 anos. Hoje, a maior comunidade japonesa fora do país asiático é no Brasil. No Japão, são mais de 200 mil brasileiros. “Estamos atravessando um momento difícil para a humanidade que é esse enfrentamento da pandemia, que neste momento específico, nos Jogos de Tóquio, simboliza para todos nós um advento de superação e mais do que isso, a expressão máxima de humanidade”, finalizou.

Veja também

Michelle Marie