Grupo baiano é pré-selecionados para Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Grupo baiano é pré-selecionados para Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

 
A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo lançou em agosto de 2019 uma convocatória com o objetivo de compor a programação da próxima MITbr – Plataforma Brasil, projeto de internacionalização de artes cênicas da MITsp, a ser realizada de 5 a 15 de março de 2020. A intenção é fomentar a visibilidade, circulação e reconhecimento da produção cênica brasileira para além de nosso país.
 
Das 791 inscrições recebidas (539 do Sudeste, 104 do Sul, 41 do Centro-Oeste, 94 do Nordeste, 5 do Norte e 8 de outros lugares/países), foi pré-selecionado um projeto cênico da Bahia: Entrelinhas, do Coletivo Ponto Ar. O Dimenti Produções Culturais, do mesmo estado, é suplente com o espetáculo Biblioteca de Dança.
 
Segundo os curadores Alejandro Ahmed, Francis Wilker e Grace Passô, os projetos pré-selecionados atendem alguns critérios que foram norteadores da seleção: o compromisso com a investigação cênica, a radicalidade nos posicionamentos e propostas, o engajamento em perguntas sintonizadas com nosso tempo, e que fossem experiências não territorializadas, que se reconhecessem como uma cena em campo expandido.
 
A alta qualidade foi um aspecto marcante nas propostas inscritas na MITbr 2020. São trabalhos de Norte a Sul do Brasil que evidenciam a força criadora de artistas e grupos nas mais diversas temáticas e linguagens. No contexto político atual de recorrentes desmontes e ataques ao setor cultural, a criatividade, capacidade de mobilização e invenção poética dos artistas demarcam um horizonte de enfrentamento e cultivo da liberdade de expressão, ampliação de mundos subjetivos, possibilidade do pensamento divergente e diálogo.
 
"Foi nesse contexto que procuramos nos relacionar com essas propostas artísticas e suas potências poéticas e políticas. Não percorremos suas geografias limitados por rótulos do que seja teatro, dança ou performance, ao contrário, fomos guiados pelo corpo: qual a política desses corpos? Que mundo nos revela? O que movem? O que podem fazer mover? Que paisagens inauguram? Como somos afetados no encontro com os seus agenciamentos?", contam os curadores.
 
Em 2020, a MITbr – Plataforma Brasil estará em sua terceira edição. O programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras da MITsp foi se aperfeiçoando ao longo desses anos. Lançada em 2018, recebeu nas duas edições anteriores o total de 477 propostas, de 19 estados brasileiros (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS e SC). Desse montante de inscrições, 34 trabalhos foram selecionados e apresentados, mais 6 aberturas de processo compuseram a programação, para que 68 curadores internacionais e 17 nacionais pudessem fruir um recorte da produção nacional recente. O público também se beneficiou com o programa: mais de 5 mil pessoas assistiram às apresentações nos teatros e espaços da capital paulista.
 
Nesta edição de 2020, foram recebidos projetos de 20 estados brasileiros (AL, AM, BA, CE, GO, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PB, PI, PR, RJ, RN, RS, SC e SP) e Distrito Federal, além das oito inscrições internacionais vindas da Argentina, Portugal, Espanha, Uruguai, EUA e Suécia.
 

Veja também

Michelle Marie