Feapaes-BA anuncia suspensão de atividades de Apaes em 77 municípios

Fotp divulgação Fotp divulgação

A Federação das Apaes do Estado da Bahia – Feapaes-BA já registrou a suspensão dos atendimentos pedagógicos e socioassistenciais de 77 unidades das Apaes em todo o estado. Alinhada aos esforços de contenção do coronavírus, alguns serviços não funcionarão por, pelo menos, 15 dias. Em alguns municípios a suspensão já é por tempo indeterminado. Essa interrupção dos serviços afetará 12 mil pessoas assistidas pelas associações. A medida é essencial, já que as pessoas com Síndrome de Down precisam de cuidados especiais, pois fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus.

O presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista, reafirma a importância da comunicação entre as unidades, para que todo cuidado seja tomado nesse momento. "Estamos enfrentando um inimigo desconhecido e precisamos proteger a todos, principalmente o nosso assistido e seus familiares. Por isso, investimos em uma acirrada comunicação nas redes sociais, para que todos se protejam e que saiamos o mais rápido possível dessa situação”, declarou.

A Feapaes-BA presta assessoria a uma rede organizacional composta por 77 unidades, denominadas de APAES, e outras que estão sob planejamento para instalações futuras no interior do estado, além das escolas regulares de ensino e demais entidades coirmãs que atendem alunos com deficiência. O público-alvo das APAES são, prioritariamente, alunos com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, mas também são atendidas pessoas com outras patologias ou deficiências. De acordo com o Censo do IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência intelectual.

Veja também

Michelle Marie