Do sagrado ao profano: Ensaio de moda editorial mostra as belezas e as riquezas do Maranhão

Produtor e estilista Lucas Coimbra investe na pluralidade e aposta em elementos simples e folclóricos da região

Do sagrado ao profano: Ensaio de moda editorial mostra as belezas e as riquezas do Maranhão

Depois do sucesso da mostra internacional em Londres onde teve sua imagem imortalizada na obra da artista plástica Milenna Silveira, Valder Bastos que dá vida a drag queen Tchaka - Rainha das Festas, aproveitou as folgas nas gravações do longa metragem "De repente Drag" e posou para um ensaio fotográfico muito especial. Pela primeira vez, a draq queen estará em um editorial de moda especial, produzido pelo estilista e produtor Lucas Coimbra (um dos nomes mais expressivos do Maranhão). 

O ensaio traz uma inspiração do sagrado ao profano, "Foi tão lindo, tudo tão especial, cada detalhe. Este do Fofão é tudo feito com chitas, tecidos super coloridos que vieram de Portugal e das festas de Veneza e quando chega é um dos personagens mais tradicionais do carnaval maranhense", explica Tchaka. O produtor se inspirou no fofão, mas de forma elegante e voltado para moda, usando elementos regionais para o ensaio. As fotos foram realizadas no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense. 

O sincretismo religioso foi utilizado na segunda parte do editorial, "Misturar elementos como o povo simples da rua do Maranhão, as tribos, a umbanda e o candomblé nas fotos, mostra a pluralidade e a riqueza Nordeste brasileiro. Moda é mistura, é arte e é isso que mostramos nas fotos da Tchaka", explica Victor Souza diretor do editorial, durante as fotos no Café Currupira. 

O centro histórico de São Luiz, no Maranhão foi o cenário para as fotos que começaram com o por do sol e entraram madrugada adentro para dar o contraste de luz e cores do editorial. Vermelho, preto, dourado deram o tom ao trabalho lúdico, mas que retrata a brasilidade dos tecidos, acessórios e da democratização da moda para o mundo. A maquiagem marcada e com cílios gigantes e coloridos, foram feitos pela maquiadora e também drag queen Havena.  

O editorial completo esta programado para publicação no começo de 2020 e Tchaka confessa: "se tiver convites para marcas e editoriais de moda em outros estados, vou com o maior prazer. Moda é arte, é liberdade, é criatividade e não tem coisa melhor na vida que fazer o que amamos. Obrigado Maranhão lindo, a "ilha do amor" é encantadora e cheia de mistérios. Todo brasileiro tem a obrigação de conhecer as riquezas e lendas da cidade.", finaliza Tchaka. 

Fotos: Ricardo Costa 

Centro-Historico
Fofao
fonte

Veja também

Michelle Marie