Dialogando com Paulo Freire

Educadora Fátima Freire se inspira no posicionamento humanista do pai ao participar da FLIAN e agradece a homenagem pelo centenário de Paulo Freire

O educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire (1921-1997) recebe uma grande homenagem da FLIAN - Feira Literária de Andaraí, no ano do seu centenário. Esta será a segunda edição do evento, que acontece de 25 a 28/03, em formato virtual, com acesso gratuito pelos canais do YouTube da TV Uneb - Seabra(https://www.youtube.com/results?search_query=tv+uneb+seabra) e FLIAN (https://youtu.be/-lvZYTWB2nQ).

A Feira promete movimentar o mundo virtual com uma série deatividades culturais, como mesas temáticas, lançamento de livros, oficinas criativas e saraus, além de espetáculos teatrais, exposição-instalação e shows. Já a Flianinha, parte infantil da FLIAN, promete entreter crianças, jovens e adultos com a contação de histórias e canções. 

Toda a programação ajudará a promover o diálogo com o pensamento freireano e o livre caminhar da leitura e manifestações do saber, com o mote “A leitura faz andar o mundo”, e tendo como grande homenageado o Patrono da Educação Brasileira, que é um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia crítica mundial.

O posicionamento humanista de Freire também inspirou a participação de sua filha na FLIAN. A educadora Fátima Freire, convidada para conversar com o público, considera que o mais importante da homenagem a seu pai é deixar ainda mais claro o valor do seu respeito entre as pessoas e pela necessidade extremamente atual de formar consciência crítica e política para agir e brigar por uma sociedade mais justa.

“Paulo Freire era um humanista, ele acreditava nas relações humanas e tinha um grande respeito, sobretudo, entre as pessoas. E esta é uma necessidade muito atual neste momento pandêmico, formar consciência crítica e política para atuar e resgatar a tomada consciência que sempre postulou processo educacional”, enfatiza a também educadora pernambucana.

Para ela, a população brasileira, em especial, está mal educada, pois "as pessoas não estão dando valor à vida e este foi um dosmaiores legados do seu pai, que queria ser lembrado como uma pessoa que amou muito a vida e que pregou a igualdade. "Se ele estivesse aqui, vivendo essa realidade, estaria pontuando, neste momento pandêmico, o processo de exploração e injustiça social e brigaria por uma sociedade mais justa”, afirma.

Fátima fez questão de demonstrar sua alegria e a grande honra, em nome de sua família, por essa homenagem no ano do centenário de Freire e por todas as ações que tem sido requisitada. “Por ironia do destino, os eventos online, por conta da pandemia, acabaram favorecendo as homenagens e a participação da nossa família em diversos eventos e em muitos países, anunciando e reverenciando todo o legado de Freire”, agradece.

Sobre a sua participação em uma das mesas temáticas, a educadora revela que será uma conversa de sentimento, não uma palestra propriamente dita. “Puxei ao meu pai, gosto da ideia de conversar com as pessoas, de escutar e papear. Só sei que vou falar sobre Educação, mas estou bem curiosa para encontrar o público e ter o privilégio de fazer essa troca”, adianta, muito satisfeita com o tema central da sua apresentação: "O mundo não é, o mundo está sendo”. “É muito interessante essa percepção de mundo que cada um tem, é o que forma a capacidade de transformar seu próprio mundo para se posicionar com o outro. Vamos conversar sobre o que essa frase pode significar no contexto da vida de cada um, pois, para muitos, o mundo é, e não se pensa que está sendo, acha que sempre foi, sempre sou. Vai ser por aí…”, sinaliza.

Fátima também revela outra aproximação com o evento. Desde o início da pandemia, em março de 2020, ela se mudou para a Chapada para ficar junto com o terceiro dos quatro filhos que já estava na região e é educador comunitário. “Estou muito feliz por estar na sede física do evento, morando em Rio de Contas, mais uma grande sincronicidade com a FLIAN”.

SERVIÇO

O quê: FLIAN - Feira Literária de Andaraí

Onde: Canais do YouTube da TV Uneb - Seabra  (https://www.youtube.com/results?search_query=tv+uneb+seabra) e FLIAN (https://youtu.be/-lvZYTWB2nQ)

Quando: De 25 a 28/03/21

Acesso: gratuito

Programação oficial detalhada: em anexo

Site: www.flian.com.br

Fanpage INSTA: @flian.andarai

Fanpage FB: Flian - Feira Literária de Andaraí

Fontes oficiais para entrevistas: Emílio Tapioca (Coordenador Geral) e Mira Silva (Curadora)

Assessoria de Imprensa: Adriana Nogueira (71) 99118-7870 

Hastags Institucionais: #VemViverFlian #FLIAN #FeiraLiteráriadeAndaraí #culturaquemovimenta #artesbahia #leialdirblancbahia #programaaldirblancbahia #fundacaopedrocalmon #fpc #institutopaulofreire #unebseabra #iatba #viverculturaemeioambiente

"A Flian - Feira Literária de Andaraí é uma realização da Viver Cultura e Meio Ambiente e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura eda Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal”.

 

 

 

Veja também

Michelle Marie