Chefs em ação em prol da gastronomia da Bahia e do Brasil

As chefs de cozinha Luciana Berry, embaixadora da culinária brasileira na Europa, e  Andréa Ribeiro, do restaurante Mistura Contorno, almoçam juntas e traçam planos em Salvador 

Fotos: Divulgação Chefs Andréa Ribeiro e Luciana Berry Menu degustação inédito e exclusivo para Fotos: Divulgação Chefs Andréa Ribeiro e Luciana Berry Menu degustação inédito e exclusivo para


Duas mulheres fortes e de mão cheia, com uma culinária autoral, Luciana Berry e Andréa Ribeiro estão iniciando uma amizade que promete e pretendem trocar experiências dentro e fora da cozinha. A aproximação surgiu com a valorização dos ingredientes brasileiros e pelas raízes onde ambas ancoram seus respectivos talentos. Andréa é potiguar, formada pela ALMA, Scuola Internazionale di Cucina Italiana, e se radicou na capital baiana há quase três décadas; Luciana nasceu em Salvador e foi criada em Vitória da Conquista, mas vive na capital londrina há 16 anos, onde se formou pelo Le Cordon Bleu London Culinary School e foi mentora do curso em 2018. As chefs almoçaram juntas no restaurante Mistura Contorno nesta terça-feira (16) e imediatamente se identificaram pelos propósitos em comum na defesa e no respeito pela cultura da Bahia e do Brasil.

Luciana Berry é conhecida na Inglaterra e por toda a Europa como a Embaixadora da culinária brasileira. Foi semifinalista do programa inglês MasterChef Profissionais, onde apresentou todos os sabores do Brasil em horário nobre na rede BBC, corporação britânica de radiodifusão, de forma moderna e adequada ao padrão europeu, com muito profissionalismo e naturalidade, e ganhou o título de Top Chef Brasil 2020. Luciana foi a única chef brasileira a cozinhar na famosa 10 Downing Street, para o Primeiro Ministro britânico e seus 320 convidados, e ainda inclui na sua bela trajetória ter mostrado sua vocação gastronômica para a família real inglesa, em duas ocasiões especiais.

“Tive o prazer e a honra de cozinhar inúmeras vezes no parlamento britânico e para outros ícones do cenário internacional, além de realizar palestras e participar de uma série de eventos e demonstrações da culinária brasileira, visitando feiras e centros de gastronomia pelo mundo. Sempre faço questão de divulgar a cultura, o turismo, as frutas, os produtos, e a gastronomia brasileira para ajudar a promover a boa imagem do meu país. Agora, neste encontro com a Chef Andréa Ribeiro, percebi nossas afinidades na vida e na cozinha. Ela também é muito criativa ao enaltecer os produtos brasileiros em seus pratos e possui uma grande delicadeza na apresentação das suas criações”, revela Luciana.

Esse orgulho da Top Chef Brasil pelas suas origens também encantou a Chef do Mistura Contorno, que preparou uma degustação especial para sua convidada, com uma sequência de entradas e pratos que surpreendeu até a sobremesa. “Luciana realmente passa uma mensagem de orgulho pelo Brasil, pela nossa cozinha, ingredientes e pelo povo Brasileiro. E ela também se identifica, como eu, com a ousadia e a criatividade na cozinha. Ambas somos do Nordeste e temos uma gastronomia internacional, mas bem brasileira também. Nossa cozinha é multicultural e por isso queremos nos aproximar ainda mais, para agregar nossas experiências e reverberar todos os sabores da Bahia e do Brasil, para baianos e turistas.

Menu degustação inédito e exclusivo para recepcionar a convidada com produtos típicos brasileiros 

Veja também

Michelle Marie