Após 25 anos movimentando o interior do Estado da Bahia, o IT Forum levará suas discussões sobre o mercado tecnológico à capital, Salvador, em setembro, pela primeira vez. O anúncio marca o início de uma série de ações que têm o objetivo de tornar a Bahia um polo de desenvolvimento de talentos do setor no País.
Em reunião nesta segunda-feira, 29, a IT Mídia apresentou propostas que unirão esforços entre a realizadora, a Prefeitura de Salvador, e a Saltur, agência pública de promoção do turismo na cidade.
“A parceria da IT Mídia com a Prefeitura não só irá garantir a realização do evento, mas iniciar uma nova fase de desenvolvimento do setor de tecnologia aqui em nossa cidade, pois estão previstas também ações de capacitação tecnológica com foco na geração de emprego e renda. Os olhares de toda a indústria da tecnologia estarão em Salvador durante o IT Forum", destaca o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Além dos cenários tradicionais da cidade, que serão pano de fundo do evento em uma agenda cultural, como Pelourinho e Casa Fundação Jorge Amado, entre as ações já definidas, está o uso da Casa Pia, construção do século XVIII para abrigar órfãos e atualmente instituição filantrópica, como local principal do circuito de palestras e encontros de negócios, que devem reunir cerca de 1,2 mil pessoas na capital baiana na primeira edição do IT Fórum Salvador.
A escolha da capital e, consequentemente, do espaço veio da relação histórica que a empresa tem com a Bahia, já que o IT Forum nasceu na Ilha de Comandatuba. “Queríamos conectar o evento, a tecnologia, com a jornada da IT Mídia de forma simbólica. Em uma das visitas ao local, abri uma das janelas e vi o que me soou como o retrato do Brasil”, conta Adelson de Sousa, fundador da IT Mídia. “Os estudantes da Casa Pia são crianças da comunidade do entorno, de 1 a 5 anos, que ficam na escola em período integral. Por isso, é um lugar que tem uma carga histórica, social, que abriga o futuro do nosso país. Qual melhor retrato poderíamos ter? Ali, batemos o martelo.”
Além do resgate histórico e cultural, o projeto busca desenvolver a economia local, fortalecer o mercado tecnológico e impulsionar a educação. “A parceria dá início a uma nova fase de desenvolvimento do setor na cidade e prevê, entre inúmeras ações, a capacitação de jovens e adultos com foco na geração de emprego e renda”, adianta André Cavalli, CEO da IT Mídia.
Uma proposta que já tem sementes. O Instituto IT Mídia concede bolsas de estudo a jovens de baixa renda e possui, hoje, um programa em curso com 40 estudantes, dos quais 80% são de Salvador. A ideia da empresa é estender essa especialização e estimular, por meio da tecnologia, a criatividade natural do povo baiano.
Para Isaac Edington, presidente da Saltur, a missão é genuína e vai trazer um público altamente qualificado para Salvador. “O estímulo às habilidades digitais e tecnológicas é necessário para todos os profissionais, hoje e amanhã. Por isso, é importante a discussão promovida pela IT Mídia e IT Forum”.
Sobre a IT Mídia
A IT Mídia é um hub de conteúdo e relacionamento que surgiu em 1997, com a finalidade de gerar negócios na indústria de Tecnologia. O grupo é responsável pelos principais eventos do setor no país, além de premiações em reconhecimento aos profissionais que atuam na área. Com o propósito de ajudar na evolução desse mercado, atua para unir executivos de grandes corporações a empresas de tecnologia. O objetivo é promover encontros que levem informação e inovação a todos.

