Brasil perdeu hoje um grande cientista da medicina, o baiano Dr. Elsimar Coutinho

Elsimar Coutinho Elsimar Coutinho

O Brasil perdeu hoje um grande cientista da medicina, o baiano Dr. Elsimar Coutinho, uma das maiores expressões na endocrinologia da reprodução e no planejamento familiar.  O Professor Elsimar, natural de Pojuca, no interior da Bahia, foi  membro de 32 sociedades médicas. Participou como conferencista convidado de 253 congressos. Publicou 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. Publicou e editou mais de dez livros, a maioria no exterior. Seu livro sobre a menstruação, publicado em 1996, encontra-se na 8a edição. A versão inglesa deste livro foi publicada pela Oxford University Press e recebeu elogios de revistas médicas como Lancet, Journal of the American Medical Association (JAMA) e do British Medical Association cujo reviewer o classifica de obra prima. Este mestre baiano que tanto nos orgulha, além da sua atividade de pesquisa e acadêmica como Professor Titular do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, ele  exerceu o cargo de Presidente de uma clínica modelo em planejamento familiar em Salvador, o CEPARH - Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana, que é a semente de uma série de serviços de excelência nessa área especifica de tamanha necessidade em nosso meio.

Dr. Elsimar  que estava internado com covid-19 desde 20 de julho, não resistiu à doença e morreu nesta segunda-feira (17). Inicialmente, ele deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, mas foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Do amigo que partiu fica as saudades e as boas lembranças. Para a Bahia Dr. Elsimar é imortal!  Minhas condolências à toda família.

Veja também

Michelle Marie