As belíssimas imagens de rostos e do cotidiano do povo quilombos de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, registradas pelo fotógrafo Álvaro Villela, podem ser conferidas através do projeto Faces, a partir do dia 31 de março. No formato original, as 43 imagens do e-book serão exibidas no canal do YouTube da Pau Viola https://youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ .
Durante dois meses, o fotógrafo se mudou para a região, onde teve a oportunidade de conviver e se aproximar da intimidade de seus moradores. “São pessoas, que raras oportunidades, viram seus rostos retratados”, conta Álvaro, que tem 2 livros lançados e 30 anos de carreira.
Esse projeto contribui para quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento às comunidades remanescentes de quilombos. “Penso que é uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores dessas comunidades, na medida em que transforma a percepção delas sobre si mesmo e sobre o mundo que os cerca”, comenta o fotógrafo.
O projeto Faces do Quilombo – e-Book, tem a proponancia do Jackson Moreira Liberato de Mattos e a produção da Pau Viola Produções. O evento tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

