A Escola de Dança da Ufba está completando 63 anos nesta segunda-feira, 16 de setembro.

Ato aberto ao público acontecerá como parte de uma programação comemorativa e de resistência artística.

Teatro Movimento - divulgação Teatro Movimento - divulgação

Vamos conhecer um pouco sobre a Escola de Dança da Ufba que está completando 63 anos nesta segunda-feira, 16 de setembro.

“Na década de 50, na Bahia, a criação das Escolas de Arte (Música, Dança, Teatro) da Universidade Federal da Bahia, pareceu ser um projeto utópico para muitos baianos. Ao investir na formação profissional e produção de arte e cultura, a UFBA criou na Bahia um terreno estimulante de grande efervescência cultural, como que antevendo profundas transformações que ocorreriam na arte e na cultura brasileira na década seguinte”, escreveu a professora doutora Dulce Aquino.
 
“A fundação destas escolas foi parte de um projeto visionário do primeiro Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor Edgard Santos. Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa inédita, delineando seu perfil de interesse nas Artes e Humanidades. Manteve-se por décadas como única no país a cumprir a função de formação profissional universitária em Dança. Surgia, a partir de então, a Escola de Dança da UFBa”. Aplausos para nossa Bahia!

Para festejar a comunidade da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebra o aniversário da instituição, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, com CelebraDança Abraçaço 63 anos, programação comemorativa e atos de resistência artística, em três momentos distintos. Na abertura, às 9h, acontecerá Reunião da Congregação Ampliada, com a presença do Reitor João Carlos Salles, na Escola, que tem direção da professora doutora Carmen Paternostro e vice-direção de Antrifo Sanches.
 
À tarde, às 16h, o público está convidado a participar do Abraçaço - Encontro com o outro, no gramado em frente ao Teatro Experimental. O momento contará com Ato Performativo do encontro com o outro, com Marta Bezerra, seguido por Ato de Lamparinas e Folhas - Solo Ossain em Trânsito, de Marilza Oliveira. Depois será mostrado Sorriso Negro, canto com Lindete Souza e acompanhamento ao vivo. O momento será fechado por Abraçaço do ImproLab e CorpoLumen, com Dani Guimarães, Gilberto Santiago, Wilton Batata e Lucas Vieira.
 
As atividades serão mediadas por professores, técnicos e estudantes, trazendo a dança para conduzir o rito de celebração, criando maiores vínculos entre as pessoas e os ambientes da Escola. Após a abertura, acontecerá o primeiro momento da programação, com Silêncio e Gratidão - Encontro com a natureza e consigo mesmo.
 
Às 14h30, será realizada incensação dos espaços internos da Escola e, às 15h30, Reverência às árvores protetoras do entorno da Escola. Após o Abraçaço, já à noite, acontece o terceiro momento, Folia CelebraDança, no Foyer da Escola de Dança. Às 19h30, Folia e Charanga reúne atos performativos livres. Às 20h30 a programação será encerrada com Coquetel do Aniversário, com abará e guaraná.

Veja também

Michelle Marie