40 anos de história Bloco Afro Olodum

“As Duas Histórias: O Perfume das Rosas – Olodum 40 Anos”.

40 anos de história   Bloco Afro Olodum

Em ritmo de celebração aos seus 40 anos de história e inspirado na leveza das Rosas, o Bloco Afro Olodum se compromete em transmitir para os foliões mensagens de paz no Carnaval 2019. O grupo percussivo irá desfilar em três circuitos oficiais da folia: na sexta-feira, dia 01/03, no Circuito Batatinha (Pelourinho) e em seguida, no Circuito Osmar (Campo Grande); e no domingo, dia 03/03, no Circuito Dodô (Barra).

O tema escolhido pelo Olodum este ano é “As Duas Histórias: O Perfume das Rosas – Olodum 40 Anos”. O grupo percussivo propõe chamar a atenção para as contribuições das culturas das populações africanas ao redor do mundo e ainda comemora seus 40 anos de caminhada no cenário sociocultural soteropolitano, evidenciando que é possível fazer cultura, arte, educação, superar as dificuldades e apresentar as novidades da cultura negra. Neste ano, a banda do Pelourinho trará de volta aos palcos e trio do Olodum, do ex-vocalista Lucas di Fiori.

A temática revela ainda outra história que surge na época do Antigo Egito, quando unguentos e óleos eram banhados com o aroma das flores silvestres e plantas aromáticas que nasciam as beiras do Nilo, perfumando faraós e grandes mulheres, como Cleópatra e Nefertiti. O “Perfume das Rosas” vem do uso do perfume no dia a dia para perfumar o corpo, aromatizar ambientes (incensos) e para rituais religiosos, nos banquetes nos palácios dos faraós, por exemplo, era costume derreter uma espécie de gordura perfumada sobre a cabeça dos convidados em sinal de estima.

*Nova música e programação* - Entre as novidades para este ano, estão às músicas novas de trabalho da banda. Minha Tez (Pelourinho Iluminado), Olodum Made in Pelô e Saladino, composição de Alisson Lima, que pela segunda vez foi o vencedor do Femadum. As canções remetem ao tema deste ano.

Para ditar o ritmo da folia, o público poderá conferir um repertório repleto de sucessos reconhecidos internacionalmente, entre eles: Rosa, Alegria Geral, Vem Meu Amor, Berimbau, Madagascar Olodum, Ladeira do Pelô, Protesto Olodum, Canto ao Pescador, Deusa do Amor, Jeito Faceiro, Faraó dividade do Egito, Doce Mel e Lalibela Olodum.

Veja também

Michelle Marie