Festival Minavu

Festival Minavu

Festival Minavu

Nesta sexta-feira (18), às 19h, a exposição Tem Fogo?, aberta à visitação no foyer do Cine-Teatro Solar Boa Vista desde o último dia 8, recebe a sua autora, a artista Daiane Oliveira, para uma conversa com o público. Entre outras atividades que acontecem no mesmo dia, o encontro integra programação do Festival MINAVU, realizado pelo Coletivo Minavu e pela Multi Planejamento Cultural.

 

Sob curadoria de Priscila Lolata, a cada mês uma artista convidada traz ao público técnicas com propostas artísticas sobre o universo feminino e sua conexão com o mundo, ocupando o foyer do Cine Teatro Solar Boa Vista. O trabalho de Daiane Oliveira explora o tema a partir da conjunção de duas obras em grandes dimensões. A artista grava diretamente na parede, com fogo, um Manual de Autossuficiência Sexual e pergunta: Tem fogo?, trazendo um debate sobre os pudores e a liberdade sexual feminina. 

 

"Foi um prazer pensar exposições abordando a mulher com trabalhos de artistas mulheres. E para a primeira exposição, essa série de Daiane Oliveira me veio logo à mente. É um trabalho que mexe com questões da insatisfação e autossuficiência sexual feminina. Assunto por tanto tempo silenciado pelas gerações passadas e que ainda traz algum constrangimento quando posto em público. Gosto muito da liberdade íntima que a artista afirma nessas obras, a mulher que vai em busca do seu prazer. Considero uma proposta de queima dos tabus sexuais do universo feminino, pela própria mulher", declara a curadora Lolata. 

 

A exposição fica em cartaz até o dia 31 de março, no foyer do Cine-Teatro Solar da Boa Vista, com horário de visitação das 14h às 18h, sujeito à programação do espaço.

 

DIÁLOGO E CURTAS - Um diálogo aberto também faz parte da programação do Festival Minavu, nesta sexta-feira (18), às 17h, no Cine-Teatro Solar da Boa Vista. A cineasta e jornalista Ceci Alves será a mediadora da conversa que terá como tema "A Libertação da mulher através da arte - O protagonismo feminino no audiovisual".  A produtora Tenille Bezerra e a cineasta Claudia Chávez são as convidadas. Em seguida os curtas-metragens Dia de Jerusa, de Viviane Ferreira (BA), Caixa D’Água,Qui-Lombo é Esse?, de Everlane Moraes (BA/SE), Akará, Bola de Fogo, de Cláudia Chavez (Lima, Peru/BA) e Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, de Ceci Alves (BA) serão exibidos.

 

 

O Festival MINAVU segue com programação até junho e conta com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

 

I SERVIÇO I

18/3

17h - Diálogos + Mostra Artística. Tema “A Libertação da mulher através da arte - O protagonismo feminino no audiovisual”. Mediadora: Ceci Alves

19h - Encontro com a artista Daiane Oliveira, que assina a exposição "Tem Fogo?". Curadoria: Priscila Lolata

::Entrada gratuita

Veja também

Michelle Marie