E vem por aí uma exposição de José Yossi que traz um texto bacanérrimo do curador Claudius Portugal. A vernissagen será no dia 18 de março, no Palacete das Artes. Vale a pena conferir!
Confira o texto…
"Com uma pintura tonal, formada quase que integralmente por uma mesma cor e complementares, apenas por uma gradação, nunca pelo confronto ou contraposição (apesar disto acontecer em alguns trabalhos, principalmente quando do uso do preto diante de um fundo), Yossi cria a sua pintura dentro de um mesmo tom, com cores vivas, vibrantes, fortes, intensas, proporcionando neste jogo uma harmonia necessária para efetivar, principalmente, a composição abstrata, em sua maioria geométrica, pelo recorte da figura sobre o plano, realizada através do espessamento das tintas, de onde obtém texturas e nuances e detalhes que estabelecem a sua realidade pictórica - seja nas obras frontais ou, podemos assim nos expressar, nas realizadas como se fosse uma planta baixa, vista de cima
Quanto à temática, anteriormente com foco no Universo, hoje é realizada pela imagem de Troncos (título da mostra). Ao visualizarmos estes troncos, uma pergunta: Será este vegetal ou animal? Estamos a ver a silhueta de uma árvore ou a silhueta de um corpo? Neste momento a sua obra alcança a dimensão de arte, pois evidencia da cor e da forma, para que cada um que a veja, o sonho, tornando o espectador parte integrante, um coautor, pode ser dito, pela ação que é chamado a se posicionar sobre o que está a ver. Cabe agora a quem esteja diante de cada um destes trabalhos a sua escolha, ou melhor, fazer a sua própria pintura, pois a dele já está ali - uma pintura essencialmente lírica.
José Yossi começou a pintar ainda adolescente, realizando alguns cursos e contato com ateliês de artistas já consagrados para a sua orientação, e paralisado aos 22 anos toda esta sua atividade. Agora está de volta à pintura, há sete anos. Neste curto tempo, realizou mostras nos Estados Unidos, na Flórida, aonde tem um contrato de exclusividade com a com a Gallery 212, em Miami, onde fez algumas exposições e participado com a galeria da Art Basel, é que ele se apresenta, pela primeira vez em sua terra natal, nesta mostra no Palacete das Artes."
Claudius Portugal

