Passagens áereas
Comprar com antecedência pode baratear sua viagem
Quem planeja viajar precisa ficar atento ao resultado dessa pesquisa. De acordo com o site de compras de passagens ViajaNet, as passagens áereas compradas no mesmo mês da viagem chegam a ser até 87% mais caras do que aquelas compradas com pelo menos dois meses de antecedência. ViajaNet simulou os preços médios das passagens aéreas compradas em setembro para embarque no mesmo mês e das passagens compradas em setembro, mas com embarque previsto para dezembro.
O resultado do levantamento, que avaliou 1 milhão de procuras realizadas no site, apontou que apesar de os preços serem muito mais salgados quando a compra é fechada em cima da hora, a maioria dos compradores não consegue se antecipar. Apenas 14% dos usuários procuram as passagens com pelo menos dois meses de antecedência, 24% buscam com um mês de antecedência e a maioria, 62%, busca voos para o mesmo mês. A compra em cima da hora ocorre por dois motivos principais, segundo o ViajaNet: o primeiro decorre do fato de que os voos corporativos são comprados em data próxima à viagem por causa da agenda atribulada dos executivos. Mas o segundo motivo é explicado pelo perfil do brasileiro de não se programar com antecedência.
Apesar da negligência dos compradores, profissionais do setor de turismo dizem que comprar a passagem com antecedência é de longe a melhor forma de reduzir os custos da viagem.

