Avenida Brasil

Sucesso na Argentina

Avenida Brasil

Considerada como um dos maiores fenômenos da teledramaturgia brasileira dos últimos tempos - desbancando até a mundialmente conhecida "Escrava Isaura", outro sucesso global do final dos anos 70 do século passado, " Avenida Brasil" teve seu último capitulo exibido na última segunda-feira, 07, em grande estilo na capital Argentina: a exibição ao vivo para um público de oito mil pessoas direto do estádio Luna Park, teve a presença de parte do elenco da novela e uma entrevista direto do Projac com o ator Murilo Benicio, o Tufão, que não pode estar presente devido a problemas de agenda. A entrevista, conduzida pelo apresentador argentino Marley, não poupou elogios a atriz Adriana Esteves, que interpretou a Carminha na trama. “Ela é minha irmã. O trabalho foi em sintonia”, disse Murilo. Para se ter uma ideia do sucesso da novela, os ingressos, que foram disponibilizados ao público portenho, se esgotaram em 90 minutos, segundo os jornais locais. A TELEFE, emissora argentina que exibiu a novela brasileira, contabilizou picos de audiência. Primeiro exibida durante a tarde, a novela ganhou o horário nobre e continuou a liderar a preferência dos “hermanos”. Para se ter ideia do quanto o argentino se apaixonou pela novela, o canal fechado Magazine TV, também argentino, anunciou que já comprou os direitos de exibição da novela brasileira.

Como no Brasil, Avenida Brasil fez o público do país vizinho literalmente ir às lágrimas e se emocionar a cada capitulo com a trama habilmente escrita por João Emanuel Carneiro e direção geral de Amora Mautner. A novela que, segundo assessores de marketing da Globo que estiveram presentes ao mega-final em terras portenhas, destacaram que Avenida Brasil já passou em mais de 130 países e recebeu mais de 19 idiomas diferentes, eles também ressaltaram que ela é considerada um fenômeno de sucesso por onde é exibida. Antes da festa parte do elenco se reuniu para uma entrevista no Caesar Park Hotel, em Buenos Aires: além de Vera Holtz (a mãe Lucinda), estavam presentes Marcos Caruso (Leleco), Alexandre Borges (Cadinho) - cujo personagem, casado com três mulheres, fez imenso sucesso entre o público masculino argentino - e Cauã Reimond, o Jorginho, que causou frisson entre as mulheres argentinas. Todos os atores receberam de presente uma camisa da seleção argentina com seus nomes escritos nas costas. Cauã Reimond após a coletiva postou as fotos em seu instagram. “Adoro o cinema argentino. Gostaria de filmar com Ricardo Darin e Pablo Trapero”, revelou o ator global.

Todos estavam muito empolgados com a repercussão de Avenida Brasil que já foi exibida também na Costa Rica e no Equador, tendo sucesso semelhante entre todo o público da América Latina. Outro detalhe diz respeito às dublagens, feitas num estúdio Mexicano, que chama a atenção pela excelente qualidade, sendo semelhante as vozes dos atores da novela global. Vera Holtz aproveitou para elogiar o desempenho de Adriana Esteves, que fez a Carminha. "Trata-se da primeira vilã que usava branco na história. Adriana fez um trabalho perfeito que nos emocionava", recorda.

À noite a atriz Debora Falabella se somou ao elenco. Todos chegaram de carro ao som de aplausos do público que se aglomerava na porta do Luna Park, em Buenos Aires, para recepcionar os artistas. Um imenso tapete vermelho foi colocado no chão para que os globais pudessem chegar no melhor estilo Hollywoodiano. Debora lembrou que começou sua carreira gravando a novela Chiquititas, exibida pelo SBT, na Argentina. Marcos Caruso filmava cada momento e se dizia emocionado. “No Brasil as pessoas assistem os finais das novelas em casa, junto da família. Aqui é diferente e estou muito feliz e emocionado com o sucesso da novela”, revelou. A atriz Vera Holtz comentou que recentemente esteve na Argentina gravando para uma novela brasileira e percebeu o sucesso da personagem Lucinda entre o público que se aglomerava para vê-la entre os intervalos das gravações. “Me chamavam de Mamá Lucinda. Foi aí que percebi que a novela estava sendo exibida aqui e o retorno especial desse público maravilhoso. Estou muito feliz”, completou visivelmente emocionada.

Cauã Reymond, assim que chegou no estádio Luna Park, foi ovacionado entre gritos e aplausos das fãs argentinas. Num determinado momento o apresentador Marley perguntou ao ator global se ele era bonito quando pequeno. Nesse exato momento toda a plateia, composta em sua imensa maioria de mulheres gritou pelo galã e fez com que o apresentador da TELEFÉ dissesse em bom humor que “tinha ficado surdo”. Muito empolgado, Cauã tirou selfies do celular. Após a exibição do último capítulo, também chamado pelos argentino de ‘Gran Final’, com a cena do final do campeonato de futebol – outra paixão argentina – muitos presentes na plateia chegaram as lagrimas. A grande noite chegou ao fim com um show com cantores Robson Moura e Lino Krizz da música de abertura da novela “Vem dançar com tudo”. Segundo a TELEFE, o último capítulo atingiu 28.4 pontos de audiência. "Impressionante para o último capítulo", escreveu a emissora no Twitter.

Texto de Alessandra Nascimento

Veja também

Michelle Marie