O Nordeste poderá contar com mais uma estrutura para o tratamento do câncer. O Complexo Médico Delfin (CMD) foi construído em Lauro de Freitas e será inaugurado no dia 17 de julho.
O CMD é um espaço especializado no tratamento do câncer desde a fase de diagnóstico passando por todas as etapas da doença em radioterapia. Este é o primeiro centro brasileiro deste tipo pertencente inteiramente à iniciativa privada. O Complexo recebeu um aporte de R$ 60 milhões e irá gerar mais de 300 empregos diretos. A capacidade de atendimento diária inicialmente é de 2000 pacientes em parceria com convênios e outros acordos.
Atualmente o complexo está dividido em três departamentos: a Biofármaco – responsável pela produção e comercialização do Fluordeoxiglicose -18 (FDG), biomarcador mais preciso para o diagnóstico do câncer, além de atuar como centro de pesquisa para desenvolver novos biomarcadores que poderão ser aplicados em diferentes áreas como cardiologia, neurologia e oncologia. O setor já atende demandas dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O Complexo possui também o PET-CT – equipamento adquirido para o desenvolvimento e aplicação de novos marcadores e testes clínicos - e o setor de Radioterapia.
O Complexo Médico Delfin começou a funcionar em maio com a Unidade de Medicina Diagnóstica do Grupo Delfin, focada no diagnóstico e capaz de realizar toda a gama de exames laboratoriais, como o PET-CT, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e mamografia. Em breve, o CMD contará também com exame de cintilografia e outros equipamentos de ponta.

