Festival da Cidade

Dois palcos e estreia de projeto de dança

Festival da Cidade

Na véspera do aniversário de 465 anos de Salvador, o Festival da Cidade tem nesta sexta (28) três estreias. Dois palcos de música – Cajazeiras e Praça Cayru – e o espetáculo de dança “Euphorico esteve aqui: movido a declarações de amor” abrem suas participações na série de atividades culturais e de cidadania. O show dos dançarinos – fruto de uma parceria Bahia-França – será no Largo da Soledade, às 17h.

Na Praça Cayru, às 19h, Moraes Moreira vai trazer os sucessos do show “Acabaou chorare”. Na sequência, Saulo Fernandes e Luiz Caldas fazem uma homenagem aos 100 anos do nascimento do ídolo de todos os amantes da cultura baiana, Dorival Caymmi. O agito em Cajazeiras começa mais cedo, a partir das 18h, quando os rapazes do grupo Kortesia sobem ao palco montado no Campo da Pronaica para iniciar a noite, que terá na sequência Rafa e Pipo Marques, da banda 8794, e Leo Santana.

Às 17h, o ator, poeta e cantor Gabriel Bandarra vai subir no palco-kombi e garantir muita risada no Terminal da França. Ele volta a dar vida ao personagem Onofre, o Argentino do Arrocha, dentro do projeto Stand Up Kombi. Por seu lado, o Poesia em Trânsito levará cultura e entretenimento a passageiros de ônibus entre a Estação da Lapa e o Iguatemi, a partir das 10h. Um grupo de 22 poetas vai recitar poemas dentro dos coletivos.

Antes da música, ao meio-dia, a Praça Cayru continua recebendo o Festival de Cordelistas, com a dupla de cantadores Lavandeira e Bentivi. A série especial de debates da Rádio Metrópole sobre a cidade terá sua última edição com o programa sobre o Carnaval. Os cantores Manno Góes e Ricardo Chaves serão os debatedores

Mais uma chance de assistir à montagem “Compadre de Ogum”, com base em livro homônimo de Jorge Amado, na Igreja de Santana, no Rio Vermelho. A encenação começa às 20h e tem tido lotação esgotada todos os dias. Por isso é bom chegar cedo e levar de casa um quilo de alimento não-perecível para ser trocado pelo ingresso. O projeto Dança em Cortejo, que tem coreografias executadas enquanto os dançarinos se deslocam pelas ruas, vai estar no fim de linha dos Alagados, partindo de frente da Escola Eliza Martins.

SERVIÇO

10h – Poesia em Trânsito – Estação da Lapa e Iguatemi

12h – Festival dos Cordelistas, com Lavanderia e Bentivi – Praça Cayru

17h – Stand Up Kombi, O Argentino do Arrocha – Terminal da França

17h – Dança Euphorico Esteve Aqui – Largo da Soledade

17h – Metrópole Especial , Carnaval – Rádio Metrópole.

17h30 – Dança em Cortejo, Boi Gira Bumbá – Fim de linha dos Alagados/ Praça Escola Eliza Martins

18h – Kortesia, 8794 e Leo Santana – Palco de Cajazeiras

19h – Moraes Moreira e Saulo (participação de Luiz Caldas)– Praça Cayru.

20h – Compadre de Ogum – Igreja de Santana/Rio Vermelho

Veja também

Michelle Marie