O documentário “Os Heróis do Brasil – A Independência da Bahia” terá a sua primeira exibição nacional em Salvador, nesta sexta-feira, dia 28 de junho, às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal da cidade. A estreia do audiovisual, que se dispõe a remontar o 2 de julho, promete lançar luz não só sobre a história da Bahia, como também sobre a do país.
Com o objetivo de registrar parte dos acontecimentos que transformaram o Brasil entre os anos de 1821 e 1823, o documentário de média metragem “Os Heróis do Brasil - A Independência da Bahia” lança mão de entrevistas, encenações, animações e imagens de arquivo.
“O processo de independência do Brasil não foi tão simples. Na Bahia, houve guerra”, avisa logo de início a narradora, ao fazer alusão à tendência que há de reduzirem o tema da emancipação brasileira ao grito de D. Pedro I às margens do rio Ipiranga. Historiadores renomados como Mary Del Priore, autora vencedora do prêmio Jabuti; e Consuelo Pondé, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia relembram, durante suas falas, heróis brasileiros, como Maria Quitéria, João das Botas, Maria Felipa, nem sempre citados pela historiografia oficial.
No início de junho, a data foi inserida no calendário de feriados nacionais em um projeto sancionado pela presidente Dilma Roussef. A decisão do governo federal ratifica a importância dos acontecimentos ocorridos no 2 de julho, definitivos para modificar os rumos da história brasileira.

