“lugar de estar”

Grafismos

“lugar de estar”

Um “lugar de estar” feito de dança. Assim é Grafismos, instalação videográfica que reunirá traços da dança contemporânea, do balé clássico e da dança de rua, em imagens e performances, na Caixa Cultural Salvador. O projeto da premiada companhia carioca Staccato, sob a batuta do coreografo Paulo Caldas, tem como proposta estabelecer um espaço em que o espectador permaneça e transite por uma série de conteúdos audiovisuais e coreográficos, inseridos em instalações que projetam corpos em movimento e videografismos. Em cartaz de 05 a 09 de junho e com visitação gratuita, Grafismos – selecionado como um dos melhores espetáculos de dança de 2010 pelo caderno de cultura do jornal O Globo - contará ainda com performances executadas ao vivo, sempre às 16h ou 20h, no espaço cultural da Caixa.

Ao aproximar e compor corpo e imagem fora de seu espaço mais convencional – o palco – a obra propõe uma dança que expande suas interfaces com outras artes. “Trata-se de um espaço distinto em que a dança passa a se confundir com as artes visuais e o cinema. O corpo e o movimento se encontram na cena e na tela para construir outro tipo de poética”, conta o criador, que selecionou fragmentos coreográficos extraídos, sobretudo, do espetáculo Quinteto, reconcebidos e recriados especialmente para o vídeo num exercício sobre a ideia de restrição espacial e de composição.  

Em cada uma das quatro variações, os bailarinos - Natasha Mesquita, Paula Maracajá, Renata Versiani, Toni Rodrigues e Fernanda Cavalcanti, da Staccato, além dos convidados Juliana Gama e Danilo D’Alma, do Hip Hop - aportam outros modos de mover, resultando no encontro entre as diferenças e marcas que cada um deles carrega em seus corpos e dos problemas coreográficos a eles colocados. Grafismos desafia, portanto, o saber corporal constituído (de balé clássico, dança de rua ou qualquer outro), que se vê desviado, perturbado, ao ser levado para outro espaço poético e político.

O percurso artístico da Staccato iniciou-se no Rio de Janeiro em 1993, com um trabalho cotidiano e ininterrupto. Através de uma consistente pesquisa de linguagem, a companhia estabeleceu um universo de movimento próprio e em contínua exploração, tanto em sua dimensão expressiva quanto técnica. Ao longo dos anos, sua produção foi apresentada na Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e em diversos estados no Brasil, merecendo diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais. Inciada como um duo, a companhia Staccato evoluiu para um núcleo estável de pesquisa e criação composto por seis bailarinos, além de um compositor, um produtor e um diretor/coreógrafo.  Seu repertório, singularizado por uma bem sucedida aproximação com a linguagem cinematográfica, inclui obras que vêm marcando a dança carioca desde os anos de 1990. A companhia Staccato / Paulo Caldas conta com patrocínio da Petrobrás.  

Vídeo de divulgação

http://www.youtube.com/watch?v=k1Ieu5gh1Do

Site: http://www.staccato.com.br/

SERVIÇO - Instalação videográfica “Grafismos”

Datas: de 05 a 09 de junho de 2013 (de quarta-feira a domingo), das 9h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)

Horário das Performances: Quarta - 20h | Quinta -  20h | 

Sexta - 20h | Sábado - 16h  e  20h | Domingo - 16h

Informações, agendamento de

visitas monitoradas e oficinas: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Entrada franca.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA - GRAFISMOS

Alana Camara & Ana Camila

 

 

 

 

Veja também

Michelle Marie