De Veneza a Bahia!

Giuliano Ottaviani.

De Veneza a Bahia!

A EBEC Galeria de Arte promove no dia 20/03 (terça-feira) às 19h, a abertura da exposição individual “De Veneza a Bahia” do artista plástico italiano Giuliano Ottaviani.

Pintor, escultor e designer de interiores e de jóias, Giuliano nasceu em Foligno na Perugia e estudou na Escola de Belas Artes de Brera em Milão, onde iniciou sua carreira. Atualmente mora em Bérgamo na Itália, frequentemente vem ao Brasil e vai expor na EBEC Galeria de Arte pinturas a óleo e técnica mista, esculturas em bronze e quadros esculturais, (de pintura em acrílico com escultura), de temas inspirados na Itália e na Bahia.

Giuliano já realizou mais de trezentas exposições em vários países do mundo, entre eles Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Malásia, China, Mônaco e França, onde recebeu em Paris, a “Medalha de Ouro” da Academia Artes Ciências e Letras. Também foi homenageado na Itália, onde recebeu em 1991 do então presidente da república, Francesco Cossiga, a honra ao mérito de “Cavaleiro da República Italiana”, pela sua valiosa contribuição no campo artístico do país. Posteriormente foi elevado ao grau de “Cavaleiro Official” pelo presidente Azelio Ciampi.

Em 98 Giuliano Ottaviani venceu um concurso para escultores na China e foi o primeiro artista italiano a entrar no mercado de arte Chinês, com uma escultura em mármore de 5 metros colocada numa praça da Changchum. Ao longo dos anos suas obras foram sendo adquiridas por galerias e museus, como, a Coleção Pública de Shangai, a Coleção “Word Art do Museum de Pequim”, Fundação Pinacoteca Benedito Calixto de Santos em São Paulo e a Galeria de Arte Moderna de Kuala Lampur. Entre seus admiradores e clientes famosos estão Hillary Clinton, Secretária de Estado dos EUA, o príncipe de Mônaco e o cantor Andrea Bocelli.

Artista pioneiro a trabalhar no projeto-cultural com pichadores de rua em Barueri em São Paulo, transformando os muros da periferia em arte, Giuliano Ottaviani também é o escultor do Troféu Castro Alves (terceiro ano consecutivo), prêmio entregue aos melhores do Carnaval de Salvador. Ele fez uma escultura em bronze do poeta baiano de 30 centímetros e seis quilos, que será doada esta semana ao Museu da Cidade e ficará exposta na sala de Castro Alves.

Fazendo parte de um intercâmbio cultural entre Itália e Bahia, Giuliano vai dar um curso de escultura na Escola de Belas Artes da UFBA a partir do dia 25 deste mês. Site oficial do artista www.giuliano-ottaviani.it

O que: Exposição “De Veneza a Bahia” do artista plástico italiano Giuliano Ottaviani
Abertura: 20 de março (terça-feira) às 19h
Visitação: de 21 de março a 20 de abril - segunda a sexta das 9h às 19h
Onde: EBEC Galeria de Arte – Rua Amazonas, 746 - Pituba (71) 3240-4743
Entrada franca

Veja também

Michelle Marie