Dr. Carlos Kerner fala sobre implante de silicone!

Dr. Carlos Kerner

Dr. Carlos Kerner fala sobre implante de silicone!

 

A revista estadunidense In Touch elegeu, através de uma enquete, os melhores seios de Hollywood: os de Jessica Simpson. O resultado saiu no dia 02 de julho, com os "10 mais", que teve ainda Jennifer Aniston e Lindsay Lohan. É claro que em boa parte dos seios das famosas foi colocado o famoso silicone. Enquanto feministas defendem que o ato de alterar cirurgicamente os seios só para agradar os homens é puro machismo e falta de amor próprio, e homens se deleitando com esse "lindo milagre da medicina", ainda há dúvidas e riscos a serem considerados antes de se tomar a decisão de aumentar os seios.

Nesta última quarta (09), o cirurgião plástico Dr. Alex Karidis afirmou que os seios siliconados da atriz canadense Pamela Anderson, famosa por atuar e correr pela praia balançando seus "dotes mamários" no extinto seriado Baywatch (conhecido no Brasil como SOS Malibu), já estão se deformando e mesmo que ela fizesse uma remoção do silicone, não resolveria o caso, pois cortar o tecido cicatrizado de cirurgias anteriores "só tornariam sua aparência pior em longo prazo". Pamela passou por quatro cirurgias nos seios, sendo uma delas para remover o silicone colocado na primeira vez, e a última em 2005 para aumentar muito mais seu busto.

O problema de Pamela Anderson deve ter sido o mesmo de muitas outras muheres que optaram pelo aumento (talvez exagerado) nos seios. Pensando em toda essa questão polêmica, o site de Michelle Marie procurou o Dr. Carlos Kerner, cirurgião plástico, formado e pós-graduado em Cirurgia-geral pela Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA - e pós-graduado também em Cirurgia Plástica no Hospital dos Defeitos da Face, em São Paulo, para esclarecer e desmistificar alguns aspectos sobre o implante de silicone.

Site Michelle Marie: Quando exatamente se deve colocar silicone? Como se pode diferenciar os casos de vaidade pura e de necessidade?

Dr. Carlos Kerner: A necessidade de colocar silicone poderá ser tanto física quanto psíquica, usamos para cirurgias reparadoras como nas reconstruções de mama ou nas estéticas de nádegas, pernas e mamas. A vaidade sempre caminha junto à cirurgia plástica e é necessário o bom senso do cirurgião para orientar as pacientes, pois temos limites de resultados.

SMM: Existem pacientes com seios regulares que chegam ao seu consultório querendo aumentá-los, achando que isso irá aumentar a auto-confiança ou fazer com que se sintam atraentes, mas que no fundo têm seios com tamanhos regulares e que a insegurança delas se deve a alguma outra razão. Há alguma indicação nesses casos, por parte do senhor e dos seus colegas, de consultas psiquiátricas para mulheres com baixa auto-estima devido a seios pequenos?

Dr. CK: Normalmente orientamos essas pacientes para uma terapia, pois busca na cirurgia plástica algo que não podemos oferecer, porém a inclusão de silicone é a cirurgia que mais desenvolve a auto-confiança às pacientes.

SMM: O senhor ouve muitos relatos de mulheres que passam por algum tipo de choque ao ver seu corpo mudado? Isso é comum ou só acontece quando há umaa diferença muito grande entre 'o antes e o depois'?

Dr. CK: Para realizar uma cirurgia, o paciente tem de conversar bastante com seu médico para retirar todas as dúvidas a respeito do procedimento ao qual irá se submeter. Em caso de incerteza não faça a cirurgia, pois a cirurgia não é uma mágica que transforma ilusões variadas em realidade única, o resultado depende dos próprios tecidos da paciente que mais ou menos flácidos irão definir o tamanho do volume da prótese. O índice de satisfação com o silicone é bastante elevado.

SMM: Em relação às adolescentes. É grande a procura por implantes de silicone? Há uma idade certa para se pensar nessa cirurgia ou há de se esperar que a puberdade em si termine primeiro? Quantos anos tinha a sua paciente mais nova?

Dr. CK: Não existe idade certa para realizar a inclusão de silicone nas mamas, pois há uma variedade de situações que chegam ao cirurgião, como as assimetrias mamárias, em que uma mama cresce e a outra não, afetando o aspecto psíquico da adolescente com alterações no convívio social. Nestes casos fazemos uma avaliação para constatar a parada do crescimento e indicamos a cirurgia, após seis meses constatamos o crescimento em todos os sentidos desta paciente. Bom senso é fundamental.

SMM: No caso da atriz Pamela Anderson, o cirurgião plástico diz que qualquer tentativa de correção no caso dela seria arriscada, especialmente pelo porte físico dela (ela é meio 'petit') e talvez também por ela ter exagerado. Ele diz também que a área do decote é a mais exposta do corpo e por isso a mais sensível. Em quais outros casos o implante pode ter um "efeito colateral" incorrigível como esse?

Dr. CK: Quando colocamos um silicone fazemos uma avaliação prévia com a paciente relatando no que a cirurgia plástica pode lhe beneficiar, falando os prós e os contras para retirar qualquer ilusão de resultados que não podemos oferecer. Sempre podemos prevenir esses efeitos colaterais conversando com o paciente, porém não podemos saber o que se passa dentro da cabeça das pessoas e assim esses casos acontecem.

SMM: Com relação à correção de cicatrizes da cirurgia, quando é possível e quando não é aconselhável?

Dr. CK: A cicatriz para colocação de silicone é pequena, imperceptível com boa qualidade, ficando escondida.

SMM: Com relação ao procedimento do implante: quais são os riscos e quais são os possíveis efeitos sofridos pelas pacientes que não seguem rigorosamente as recomendações pós-cirúrgicas do médico? Existe um método que não impessa a mulher de amamentar? A mulher pode colocar o silicone durante a gravidez sem que nada afete o bebê? Se não, quais são as conseqüências?

Dr. CK: A paciente tem de ficar sabendo de todos os detalhes do procedimento que será realizado durante o pré-operatório, assim como as orientações do pós-operatório, normalmente a cirurgia não afeta a amamentação. Não se coloca silicone durante a gravidez.

SMM: Homens e silicone. Em quais casos o senhor acharia recomendável? O senhor já foi procurado por homens brasileiros para realizar uma cirurgia desse tipo?

Dr. CK: Sim. Não recomendei a colocação. Recomendo realizar atividade física com um profissional qualificado e uma educação alimentar.

Veja também

Michelle Marie