Anorexia mata!

A ditadura da beleza pode matar

Anorexia mata!

 

A ditadura da beleza imposta pela pelos veículos de comunicação tem sido um grande impacto na sociedade. A boa aparência é algo indispensável, principalmente no momento da entrevista de emprego. Mas ela tem sido encarada e associada a beleza imposta pela mídia, indústrias de cosméticos, indústrias farmacêuticas, indústrias das dietas, e de certa forma, a beleza tem sido influenciada pela medicina fixada em formulas mágicas que prometem levar as pessoas à felicidade. Tudo isso deve ser visto de maneira mais crítica e cautelosa.

Diante desse cenário, onde a magreza predomina é possível encontrar casos recentes de modelos que chegaram a morrer. Por tanto, também é importante ressaltar que trata-se de um fato que acaba obrigando as modelos a se submeterem a métodos cruéis que vislumbram conquistar o tão sonhado corpo esquálido, o que contribui para baixar a imunidade das meninas e facilitar a anorexia entre outras doenças. Sendo assim, foi apresentada uma proposta de lei meses depois da morte da modelo Ana Carolina Reston, 21, em 2006, que passou por complicações decorrentes da anorexia, distúrbio que provocou a sua morte em 2006. A lei proíbe modelos abaixo do nível do peso nas passarelas e ainda puni agencias que não se enquadrarem nas normais legais.

 

De acordo com o site Sindrome de Estocolmo, essa foto acima é parte da exposição “Trinta e Dois Quilos”, da fotógrafa alemã Ivonne Thein, que está no Instituto Goethe, em Washington. O título se refere ao peso da francesa Isabelle Caro, que causou polêmica, ano passado.

 

Veja também

Michelle Marie