Trapiche Barnabé é cinema!

O Trapiche Barnabé vai virar pólo de cinema

Trapiche Barnabé é cinema!

 

A Bahia abre as portas para a chegada do mercado nacional de produção da sétima arte que chega ao bairro do Comércio em Salvador inserido no projeto de revitalização. O centro de produção cinematográfica será construído no antigo galpão do Trapiche Barnabé, local que serve de palco para ensaios e shows de músicos renomados.

Do lado de fora é possível viajar na fachada pintada com ilustrações de grafiteiros que buscaram inspiração em temas de Glauber Rocha entre outros que marcaram a história do cinema.

 

Hoje, a estrutura que estava praticamente entregue a ruínas terá destino cultural, sob os cuidados do atual dono, Bernard Attal, cineasta francês que pretende ampliar o mercado de audiovisual na Bahia, o patrimônio vai ganhar novas adaptações com direito a salas de cinema e tudo. Tombado pelo IPAHN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o prédio foi edificado sobre aterro histórico e representa parte do patrimônio arquitetônico da capital soteropolitana.

De acordo com o cineasta Bernard Attal, numa entrevista publicada no site da SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação, o projeto tem três faces: a formação do pólo audiovisual, com todos os recursos necessários para produzir e finalizar um filme; a construção do centro cultural, com salas de cinema e para exposições; e a parte de capacitação, com treinamento de jovens para atuar na área cinematográfica. "Somente para a produção de um filme, por exemplo, precisaremos de 100 a 150 profissionais, o que vai proporcionar um crescimento na economia da cidade, com geração de emprego e renda", acrescentou Bernard.

Veja também

Michelle Marie