Da administração a construção do saber!

Prof. Renato Pinheiro

Da administração a construção do saber!

O Administrador Renato Pinheiro, atual Vice Presidente da Associação de Empresários do Comércio (AECOM), nos fala da sua experiência: de administrador a professor, sendo fisgado pelo prazer de educar e contribuir para o processo de construção do saber. Graduado em Administração de Empresas na turma de 1978 no Centro Universitário da UNA em Belo Horizonte, Minas Gerais, ele admiti que nunca se distanciou da sala de aula e ainda aborda a importância da profissão para o processo da evolução humana. A larga experiência profissional realizada há três décadas inclui grandes organizações como: CUCO – Companhia Urbanizadora de Contagem, CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, Coelba- Companhia Energética da Bahia, JVM Consultoria, FTC e faculdade da Cidade do Salvador. Com o intuito ilustrar um pouco da trajetória desse profissional o site Michelle Marie bateu um papo com o professor que multiplicou experiência profissional e levou conhecimento para a sala de aula.

 

Michelle Marie - Comparando sua experiência profissional na linha de frente de grandes empresas tanto no estado de Minas Gerais quanto no estado da Bahia, como foi a primeira experiência dentro do contexto acadêmico?

R.P - Desde meu inicio em Belo Horizonte dei aulas nas principais universidades mineiras e posteriormente em Salvador , na Universidade Católica e Universidade Federal da Bahia. Costumo dizer que sempre fui um profissional Professor, ou seja, um profissional que lastreava a experiência prática com o conteúdo científico.

M.M - Durante esses 6 anos como Diretor Geral da Faculdade da Cidade do Salvador, é possível notar que o senhor precisou alinhar gestão e simpatia. Como funciona isso?

R.P – Esse alinhamento é fundamental em qualquer atividade profissional , e para mim não faço esforço nenhum . A Educação precisa de profissionais sociáveis, sensíveis e conscientizados do seu papel de EDUCADORES. O profissional da educação precisa ter a consciência de que seu produto é o único bem inalienável do ser humano. Perdem-se fortunas, imóveis, dinheiro na bolsa etc. Mas o CONHECIMENTO ninguém perde, jamais. Costumo mencionar que até certo tempo falava-se do sonho da casa própria, hoje é muito evidente O SONHO DO ENSINO SUPERIOR . Logo, não podemos brincar/facilitar com isso.

M.M - O que o senhor espera dos futuros profissionais graduados pela instituição?

R.P – Digo que a grande responsabilidade de uma Instituição de Ensino Superior é o profissional que ela formou e que vai para o mercado de trabalho. Logo , a Faculdade da cidade do Salvador espera sempre que tenha formado futuros grandes profissionais para atender nossa sociedade. Para isso procuramos praticar o rigor acadêmico , com conscientização de cumprimento de prazos , o ensinar a aprender , exemplos de cidadania , responsabilidade social e outros aspectos fundamentais para o futuro profissional.

M.M - Como o senhor se sente com esse carinho dos alunos?

R.P – Realmente , sem nenhuma demagogia, é minha grande realização pessoal e profissional. Porque salário eu recebo para poder viver dignamente , mas o carinho é uma prova inconteste do reconhecimento e da gratidão desses seres humanos, e isso é impagável. Meus/nossos alunos são a grande riqueza da nossa instituição , nos mantém , nos fazem crescer , nos realizam , nos renovam , enfim são a razão da existência da FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR.

Veja também

Michelle Marie