Você já foi vítima de fofoca?

Marrom

Você já foi vítima de fofoca?

 

Ninguém melhor do que Osmar Martins, o Marrom, para responder isso. Ele é jornalista, produtor musical e conhece de perto a cena cultural da Bahia há muitos anos. Foi com toda essa sua experiência, que ele participou do Programa Conexão Transamérica, nessa terça-feira, 16 de março, respondendo a essa e muitas outras perguntas. Dá só uma conferida:

 

Michelle Marie - Qual a diferença entre trabalhar falando sobre a vida profissional de um artista e entrar em temas pessoais da vida dele? Existe um limite?

Marrom - Claro. Todo mundo gosta de especular. Mas existe um limite que me permite até certo ponto falar da vida de um artista. Sempre penso: “ Nunca faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você”.

Michelle Marie - Quando uma notícia sobre a vida pessoal de um artista deixa de ser de interesse público e passa a ser uma fofoca?

Marrom - É preciso ter muito cuidado. Certa vez, quando Ivete Sangalo estava se separando de David Moraes todo mundo estava especulando. Mas, como os dois são figuras públicas, Jesus Sangalo, irmão dela, me ligou e confirmou o divórcio do casal. Jamais pode deixar de pensar em como aquela noticia vai repercutir na vida do noticiado.

Michelle Marie - Como é trabalhar tendo que, em alguns momentos, divulgar fatos sobre a vida de pessoas famosas?

Marrom - É normal. Quando você convive com os artistas e entende que eles são seres humanos, e fazem tudo como qualquer pessoa, você consegue entender o lado deles. No meu caso, como sou pessoa pública, por exemplo, se quero curtir, ao invés de me expor na balada, me divirto com amigos em casa.

Michelle Marie - Como evitar que um fato vire uma fofoca? De que cuidados você se cerca?

Marrom - A primeira coisa que você aprende quando se torna jornalista é que é necessário uma boa fonte e que essas jamais, nem sob tortura, serão reveladas. Daí por diante, é necessário ter boas fontes e sempre que possível, checar a notícia. Lembrando que as fontes sempre querem puxar para algum lado, então é necessário ir atrás e ver as duas versões da situação.

Michelle Marie - Quais os aspectos bons e ruins em se trabalhar com a vida de famosos?

Marrom - Ter senso de realidade, para entender que os defeitos, anseios, questionamentos, medos, são os mesmos de qualquer pessoa. E quando começa a conviver, você compartilha de uma intimidade e tem que existir sim, uma linha que separe a notícia, de uma fofoca que possa vim a prejudicar alguém.

Michelle Marie - O que considera importante de ser noticiado sobre a vida de pessoas famosas?

Marrom - Desde que o mundo é mundo as pessoas adoram “fofocar”. Quem não gosta de sentar na mesa de um bar para analisar o cotidiano alheio? As pessoas gostam de saber da vida dos outros. Traição é sucesso. Cama é sucesso.

Michelle Marie - Porque acha que as pessoas tem tanto interesse em saber detalhes da vida de pessoas famosas?

Marrom - Isso é assim desde sempre. Todo mundo gosta de saber quem está com fulano, quem é aquela perua que chegou na festa, e por aí vai. Só um psicólogo para responder com mais precisão, rs.

Michelle Marie - Você já foi alvo de fofoca?

Marrom - Não, nunca. Brinco falando que minha mãe já sabe de tudo, então não tenho nada o que esconder. Minha vida é um livro aberto.

Marrom - Uma vez. Eu coloquei uma nota falando bem de uma pessoa, e ela entendeu de outra forma. Escrevemos pensando em transmitir uma coisa, mas quem lê pode compreender de diversas formas. Por isso, é preciso ter muita cautela.

Veja também

Michelle Marie