O que Salvador mais precisa?

Ricardo Carvalho

O que Salvador mais precisa?

A comemoração dos 461 anos de Salvador não poderia passar em branco. Por isso, nessa terça-feira (30), o professor e historiador Ricardo Carvalho deu entrevista para o Conexão Transamérica, começando com a seguinte e polêmica frase: “ Tudo que vira legal, vira moral”. Confira uma síntese do que rolou por lá:

 

Michelle Marie - Quais os principais fatos históricos que marcaram o surgimento da cidade de Salvador?

Ricardo Carvalho - Salvador por si só é um fenômeno histórico. Nasceu para ser um bairro de Lisboa e por conta de sua localização privilegiada, estando no meio, sendo cidade elevada, transformou-se em pólo importantíssimo. Ponto de passagem e de encantos diversos.

Michelle Marie - Quando e por qual motivo a cidade passou de São Salvador da Bahia de Todos os Santos para Salvador?

Ricardo Carvalho - Isso é resultado do processo natural de simplificação. A própria população começa a transferir por conta da facilidade da fala.

Michelle Marie - O que dessa história pode ser percebido no comportamento do soteropolitano? Que características tem essa população local?

Ricardo Carvalho - Salvador começou a ser construído no Rio Vermelho, com aquela conhecida história de Caramuru, onde ali se deu o primeiro processo de baianidade. A população, a partir de 1532, começou a ter uma porcentagem maior de negros. Atualmente, 80% da população de Salvador é afro-descendente.

Michelle Marie - Quais os símbolos mais fortes e representativos da nossa cidade?

Ricardo Carvalho - O próprio povo. A mestiçagem. A geografia única, repleta de morros e de beleza incomensurável.

Michelle Marie - De uma forma geral, acha que a história da cidade e do povo é bem retratada nas escolas, no processo de educação das crianças?

Ricardo Carvalho - Sim. Hoje as crianças são proativas e antenadas. Lembrando-se sempre que a história é uma ciência fundamental para realizar e relembrar caminhos. O Europeu gosta de arte. O Americano gosta de guerra. O Brasileiro gosta de arte. E acredito que essa nova geração está buscando e se aperfeiçoando cada vez mais. E as escolas por conseqüência, tem que acompanhar esse processo.

Michelle Marie - Acha que Salvador é hoje uma cidade bem estruturada?

Ricardo Carvalho - Não. Salvador está abandonada e desassistida. O Aeroclube parece o Iraque. E as belezas, geograficamente falando, estão sendo esquecidas.

Michelle Marie - Qual a ligação entre Salvador e a África?

Ricardo Carvalho - Somos a mais importante cidade negra do mundo, fora da África é claro. Nossas raízes africanas são bastante fortes.

Veja também

Michelle Marie