Esportes de cadeirantes

Edmilson Pombinho

Esportes de cadeirantes

23 mil pessoas, em Salvador, vivem em cima de uma cadeira de rodas, segundo a ONG VIDA BRASIL. E para saber um pouco mais sobre esse mundo, sobre as preocupações com os cadeirantes e sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos na cidade com o intuito de incluir esse grupo em hábitos casuais, como a prática de esportes, o CONEXÃO TRANSAMÉRICA recebeu nessa, terça-feira, o Coordenador de esportes e lazer do município, Sr. Edmilson Pombinho. Confira uma síntese:

 

Michelle Marie - O município de Salvador tem preocupação com a inclusão no esporte de cadeirantes e outras pessoas que sofram com deficiência física? De que forma?

Edmilson Pombinho – No tempo de hoje não podemos deixar de pensar nesse público. Inclusive, estivemos essa semana com representantes especiais para levar novas propostas para a Prefeitura, com uma série de mudanças...

Michelle Marie - Que práticas esportivas são oferecidas ou incentivadas pelo município para este público?

Edmilson Pombinho – Uma quadra no bairro de Ondina, toda adaptada com atividades culturais. E a propósito estamos vendo com os órgãos competentes a reforma dessa praça.

Michelle Marie - De que maneira o esporte é importante para esses portadores de deficiência física, no sentido de resgatarem sua autonomia e auto-estima?

Edmilson Pombinho – Olha só, o esporte como instrumento de inclusão traz uma série de benefícios. Inclusive e principalmente para os portadores de deficiências físicas, no aspecto de se sentirem útil perante a sociedade.

Michelle Marie - Quantos são os espaços públicos destinados hoje para a prática esportiva na cidade? Esses espaços vêm recebendo manutenção para que possam ser utilizados rotineiramente pelos praticantes de esportes?

Edmilson Pombinho - Nós temos espaços públicos em toda a cidade. Tem em Itapuã, na Boca do Rio e acabamos de realizar um convênio para que os eventos de tênis sejam realizados nesse espaço da Boca do Rio. Temos outras atividades que acontecem durante o final de semana e chamamos de: Ruas do Lazer. Essas atividades tem em bairros fixos e em ruas itinerantes. Possuem estrutura com vários aparelhos de ginástica e inclusive, estamos a procura de mais parceiros para ajudar essa causa.

Michelle Marie – Fale sobre os jogos estudantis municipais de Salvador e os benefícios dessa iniciativa?

Edmilson Pombinho – É mais uma realização da Secretaria de cultura da cidade, com diversas atividades esportivas. Inclusive na Boca do Rio, temos um centro de ginástica.

Fiquem com os ouvidos bem sintonizados na 100.1 FM, todas as terças e sextas-feiras, as 18 horas. Muitas novidades interessantes estão por vim. Cola no radinho!

Veja também

Michelle Marie