O biofísico chinês He Jiankui, o responsável pelo nascimento dos primeiros bebês com DNA editado do mundo, é um dos mais importantes cientista do mundo em 2018, segundo a revista Nature.
Vale lembrar, que em 26 de novembro de 2018, durante o Encontro Internacional de Edição de Genomas Humanos, em Hong Kong, He Jiankui surpreendeu o mundo ao anunciar que tinha criado os primeiros bebês, um par de gêmeas, com genoma propositalmente alterado. Com o emprego da técnica de edição de DNA denominada CRISPR-Cas9, He alegou ter modificado um gene (o CCR5) de embriões que foram implantados em uma mulher e resultaram no nascimento de duas crianças com uma alteração que as torna resistentes à infecção por HIV, o vírus da Aids.
A comunidade científica considerou o suposto experimento antiético e as autoridades chinesas suspenderam suas atividades acadêmicas.

