Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira (Foto: Reprodução)
Com origem nos Estados Unidos na década de 80, a profissão de personal organizer chegou ao Brasil em 1998. Cada dia mais conhecido no país, o segmento ganhou força nos últimos sete anos após ganhar visibilidade em programas de TV e ser descoberto por artistas e influenciadoras digitais. Hoje, o setor já conta com uma associação nacional própria, a Anpop Brasil, e profissionais especializados em organização que cobram, em média de R$ 80 a R$ 300 por hora de serviço. Estima-se que a última conferência realizada pela associação, neste ano, contou com a participação de 1.200 profissionais da área de todo o Brasil.
O ritmo acelerado em que está inserida a rotina de muitas famílias também contribui diretamente para o aumento da procura por especialistas do ramo. Em meio a uma série de outras prioridades, como múltiplas atividades de trabalho e estudo, falta tempo e disciplina para manter a organização dos ambientes. O trabalho do personal organizer envolve logística e cuidado personalizado com os hábitos, as rotinas e necessidades de cada cliente em especial.
“Em um primeiro momento, nos procuram com foco total na arrumação da casa, na eliminação da bagunça, na praticidade material do atendimento. Mas logo as pessoas percebem a influência disso na vida, no bem-estar. A nossa casa começa em nós mesmos. Se uma casa está organizada, quem mora nela também está e vice-versa”, afirma Ivana Portella, personal organizer e uma das sócias diretoras do projeto “A Casa com Vida”, que desenvolve cursos livres que mostram o papel da organização como instrumento de mudança em hábitos individuais e coletivos.
Com atuação no Brasil e nos Estados Unidos, Ivana é uma das profissionais de maior reconhecimento do país na propagação dos benefícios do estilo de vida organizado. Há cinco anos ela ministra mensalmente o curso de personal organizerpara turmas com uma média de 30 pessoas. Ela desembarca em Salvador no dia 24 de novembro para comandar, às 18h, o bate-papo A Primeira Casa, parte da programação da 6ª Expochic, que acontece no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira.
Na ocasião, Ivana vai apresentar ferramentas de organização doméstica que têm ajudado casais reais no início do casamento a viverem em harmonia. O encontro é aberto ao público. “A ideia é buscar uma reflexão sobre a importância da empatia para uma relação que se constrói a partir de duas pessoas diferentes, com hábitos familiares distintos”, adianta a especialista.
Sugestão de Entrevista – Ivana Portella – contato ao telefone e pessoalmente no dia 24 de novembro
Mãe, personal organizer e mentora de suas alunas, no Brasil e nos Estados Unidos, Ivana foi responsável pela implementação do Básico de Organização para funcionários da Leroy Merlin Brasil, ministrando workshops mensais nas lojas desde 2013. Desenvolveu o workshop Organizando Diferente para 150 funcionários da Rede Globo em 2016 e 2017. Participou como mentora do ProjetoOrganização Corporativa de Aline Nogueira para o Prêmio Shell de Inovação em 2016. Ivana é uma das sócias diretoras do projeto “A Casa com Vida”, com sede no Rio de Janeiro e que ministra cursos livres em diversas áreas do campo da organização de ambientes em todo o Brasil.
Sobre a Expochic
Os melhores fornecedores do mercado de festas e cerimônias da Bahia estarão presentes na 6ª edição da Expochic, que acontece de 23 a 25 de novembro, das 14h às 22h, no Cerimonial Rainha Leonor - Pupileira. A entrada é franca. Os visitantes do evento poderão doar latas de leite em pó integral que serão direcionadas para a alimentação das crianças atendidas nos projetos de assistência social da Santa Casa da Bahia.
Serviço:
O que: bate-papo A Primeira Casa com Ivana Portella na 6ª Expochic
Quando: 24 de novembro, às 18h
Onde: Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira – Av. Joana Angélica, 79 – Nazaré
ENTRADA GRATUITA.

