Tempero Bahia se firma como evento disseminador da cultura e gastronomia locais

Tempero Bahia se firma como evento disseminador da cultura e gastronomia locais

Além da gastronomia, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia, que encerrou a sua segunda edição nesse domingo, 26, investiu fortemente na cultura e o resultado foi gratificante. Segundo a produtora do festival, Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, a gastronomia já está sedimentada, com a adesão de um time de ótimos restaurantes de Salvador, mas a parte cultural do evento, no Passeio Público se solidificou. Por lá se apresentaram atrações de peso como Letieres Leite Quinteto, CPI – Choros Populares Instrumentais com a participação do músico Armandinho Macedo, Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia e o grupo Skanibais.

Armandinho encanta crianças em sua participação no show da banda CPI (Foto: Marcus Claussen) Armandinho encanta crianças em sua participação no show da banda CPI (Foto: Marcus Claussen)

“Cerca de 8 mil pessoas passaram pelo Passeio Público nos dias 18 e 19 para aproveitar a programação cultural gratuita, com música instrumental, arte e artesanato, Cozinha Show, stands com comidinhas da Bahia criadas por seis experts na cozinha, atividades infantis, enfim, opções para toda a família”, comemorou Djanira. O Tempero Bahia é um desdobramento do Festival Tempero no Forte, que acontece há 12 anos na Praia do Forte, e é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocínio da CIELO, com apoio da Prefeitura de Salvador, Sebrae, Senac e Ipac.

Restaurantes cheios (Foto: Marcus Claussen) Restaurantes cheios (Foto: Marcus Claussen)

Este ano, 27 mestres-cucas locais e de outros estados estiveram envolvidos no festival, entre restaurantes, Comidinhas da Bahia e Cozinha Show. De fora vieram Bruno Katz, do restaurante NOSSO, no Rio de Janeiro, chef convidado no jantar do Origem; o goiano Ian Baiocchi, que criou o prato para o restaurante Genaro, do Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do evento; Vitor Generoso, residente do Divina Gula, em Maceió; e a paulista Vivi Gonçalves, convidada pela chef Tereza Paim para criar o prato do restaurante Casa de Tereza. No total, foram criados 23 pratos, tendo na receita o palmito pupunha, tema do festival neste ano.

STAND 4 BOLSAS (Foto: Divulgação) STAND 4 BOLSAS (Foto: Divulgação)

Dentre as atividades propostas pelo evento, o Tempero do Bem foi elogiado pelo seu lado social e empreendedor, envolvendo a designer de moda Luciana Galeão, que desenhou estampas e orientou as mulheres participantes do grupo Nova Esperança na confecção de aventais e ecobags. O sucesso da iniciativa foi imediato: o Projeto, já foi convidado para participar do Fun Fest Festival, em setembro, no Parque Burle Marx, em São Paulo.

Skanibais com público lotado (Foto: Marcus Claussen) Skanibais com público lotado (Foto: Marcus Claussen)

Outra atividade bem sucedida na programação do evento foi o Café com Turismo, realizado no no dia 17 de agosto no Wish Hotel da Bahia. O encontro teve como participantes Cristina Maseda, Secretária de Cultura de Paraty (RJ), Claudio Tinoco, Secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Tereza Paim, chef curadora do Tempero Bahia, Rogério Cerqueira, gerente regional do Sebrae-BA e o chef André Boccato, coordenador do Observatório da Gastronomia de São Paulo e trouxe o debate sobre o fortalecimento da gastronomia, como fator importante para impulsionar o turismo e se fortificar ainda mais em Salvador.

chef Vitor Generoso com o avental Tempero do Bem (Foto: Marcus Claussen) chef Vitor Generoso com o avental Tempero do Bem (Foto: Marcus Claussen)

O presidente da Abrasel, Luiz Henrique Amaral, a chef Tereza Paim e o Tempero Bahia, sugeriram a criação de um grupo de estudos, com a participação do poder público municipal, visando aprofundar o debate e pensar soluções para um maior desenvolvimento da gastronomia em Salvador, com base na experiência relatada pela Secretária de Paraty, que se dispôs a compartilhar conteúdos para o início destes estudos.

Espaço Comidinhas da Bahia (Foto: Marcus Claussen) Espaço Comidinhas da Bahia (Foto: Marcus Claussen)

Agora, começam os preparativos para o Tempero no Forte, que este ano já vai para a sua 13a edição.

Tereza Paim, Cristina Maseda, André Boccato, Rogério Cerqueira, Fjanira Dias e Luiz Henrique Amaral- (Foto: Marcus Claussen) Tereza Paim, Cristina Maseda, André Boccato, Rogério Cerqueira, Fjanira Dias e Luiz Henrique Amaral- (Foto: Marcus Claussen)

Veja também

Michelle Marie