PRETO À PORTER : UOL lança série 100% escrita, produzida, dirigida e apresentada por pessoas pretas

Somos um país formado por 100 milhões de afro descendentes. Gente de todos os cantos do Brasil, que deseja se ver representada nas telas. A era é de visibilidade afirmativa. 

Nas mãos de grandes representantes da cultura negra no Brasil, o portal UOL apresenta uma série documental em formato de programa de variedades, que fala sem filtros, com esses  brasileiros, oferecendo algo contemporâneo e à frente do nosso tempo: Preto a Porter.    

A nova série do UOL,  resgata a realeza negra em cinco episódios temáticos, saudando a herança deixada pelos povos africanos ao Brasil. Mostra também, que essa conexão ancestral, está muito além da senzala ou da cozinha. Está cada vez mais em lugares de destaque e poder. 

Criada e dirigida pelo diretor Rodrigo Pitta,  o show é capitaneado no estúdio por  Helio de La Peña, mas traz,  além do ex Casseta & Planeta , influencers da nova geração do movimento negro brasileiro: o fotógrafo e influencer digital Roger Cipó, a apresentadora, empreendedora Neyzona e a historiadora e professora  Caroline Sodré. 

Com entrevistas filmadas em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Los Angeles, a série apresenta um desfile de convidados especiais ao longo dos episódios, personalidades pretas que dão vida e diferentes cores aos temas. 

Nomes como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Ícaro Silva, Benedita , a promotora de justiça Lívia Vaz, Padre Lázaro, Preta Gil, Nara Gil,  Vovô do Ilê Aiyê, Icaro Silva, o artista plástico Alberto Pitta, Jair Oliveira, a chef de cozinha Dadá, Uran Rodrigues,   Carlinhos Brown, Chico Brown, Bruno Gagliasso, Adriana Varejão,  Luciana Mello, Mart'nália,  os antropólogos Paulo de Jesus e Jamile Borges passam pela tela de Preto à Porter.

Também tem a presença de convidados anônimos de diversas profissões -  advogados, médicos, antropólogos, políticos, empresários e engenheiros - que contam suas histórias e pontos de vista em cada um dos episódios.

A música de abertura que leva o mesmo nome da série, Preto à Porter, foi lançada pelos Gilsons em todas as plataformas musicais no mês de julho, uma parceria com o criador da série e compositor Rodrigo Pitta.   

Preto à Porter contou com a colaboração e consultoria de personalidades do universo preto atual como  o mestre em letras e jornalista Dodô Azevedo, o sociólogo e historiador Rodrigo França e o dramaturgo vencedor do Prêmio Shell Adalberto Neto. 

A série foi produzida pela MOV,  produtora de conteúdo do Uol e  pelo coletivo de entretenimento internacional TEAM O!. Coletivo que foi responsável pelos sucessos da instassérie “Alta Sociedade Baixa”, filmada à distância durante a pandemia e vista por mais de 20 milhões de brasileiros no IGTV Instagram e da turnê internacional “Made In Brazil”da cantora Anitta ( Rock in Rio Lisboa, Royal Albert Hall Londres, e Le Trianon em Paris).

Eu me vejo sempre em você…

Prêt - à - Porter: expressão que mudou na moda a alta costura. Algo antigo e de velhos padrões virou algo novo, rápido e pronto para vestir.  A alta costura deu lugar à moda de rua, que movimentou e fez o mundo girar.

Preto a Porter, uma nova  expressão que nasce para falar da transformação do mundo preto contemporâneo: novos valores, um novo viés da história,  um resgate da realeza negra para todos.  Uma série sobre o povo preto brasileiro do passado, do presente e do futuro. 
 


 

 

Veja também

Michelle Marie