Expedição Nordeste estreia sábado no Smithsonian Channel.

Produção tem 26 episódios e destaca a cultura e as belezas naturais da região.

 Expedição Nordeste estreia sábado no Smithsonian Channel.

Formado por nove estados e equivalente a quase 19% do território brasileiro, o  Nordeste é o cenário de Expedição Nordeste, série em formato documental assinada pela produtora baiana Têm Dendê Produções. O primeiro episódio estreia no Smithsonian Channel (Claro 590 / BluTV 384) no sábado, 21 de novembro, às 18h. Os demais capítulos irão ao ar às quartas e sábados, no mesmo horário.

No programa, os irmãos Tauã e Caiã Cordel, líderes da banda Tribo Cordel, partem em uma viagem no melhor estilo road movie pelo terceiro maior território do Brasil e, em meio a descobertas e aventuras, destacam a cultura, a identidade e as belas paisagens dos estados nordestinos.

No primeiro episódio, a dupla parte do Recife em direção a São Luís do Maranhão. Após uma breve passagem pela capital maranhense, os irmãos se separam. Um conhecerá a praia das Fronhas Maranhenses e outro vivenciará a festa Divino Espírito Santo, em Alcântara. No final, ambos se encontram e compartilham experiências. Nos demais capítulos, Tauã e Caiã visitam Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

A série surgiu do desejo de mostrar o Nordeste a partir de uma aventura e do olhar dos moradores de cada canto da região. “A inspiração para criar Expedição Nordeste veio durante uma viagem pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Foi nessa viagem que tive a ideia de criar uma jornada que mostraria a aventura de dois jovens buscando conhecer o Brasil de verdade, partindo dessa região tão rica e importante histórica e culturalmente”, explica Vânia Lima, idealizadora da produção e diretora da Têm Dendê. 

À frente de Expedição Nordeste, os irmãos Caiã e Tauã Cordel formam uma dupla bastante conhecida dos nordestinos. Filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel, eles seguem os passos do pai e lideram a Tribo Cordel, banda que há sete anos viaja o país tocando o forreggae, mistura de forró com reggae. Sem deixar a música de lado, aceitaram o convite da produtora e decidiram embarcar nessa viagem pelo território nordestino. “É uma experiência muito nova e diferente para nós. O estilo da viagem é muito diferente de todas que já fizemos. Mas o desafio tem valido a pena e nossa expedição terá muita aventura, histórias e paisagens lindas”, avisa Tauã.

Companheiro de viagem de Tauã, Caiã está cercado de expectativas com o alcance do projeto. “Eu e meu irmão somos músicos e essa experiência com o “Expedição” tem sido muito legal. Por ser uma coisa que eu nunca fiz, é tudo novo para mim. É uma caixinha de surpresa e a gente não sabe nada do que vai acontecer. Estamos com um misto de ansiedade e nervosismo, e tem sido muito gratificante estar à frente do Expedição Nordeste", diz empolgado. 

Com roteiros de Suzana Aguiar e Ailly Cavalcanti, direção de Caio Coutinho, Fernanda Bastos e Vânia Lima, fotografia de Claudio Antonio, e direção de montagem de Taguay Tayussy, “Expedição Nordeste” é desenvolvido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav 01). 

 

Veja também

Michelle Marie