A Revolução da Compra Sem Atritos pela Sensei no Brasil

Da esq para dir: José Varatojo (Head of Growth PT), Olivier Bourely (Country Manager BR), Gilmario Cavalcante (Head Operations BR), Vasco Sousa (Deployment Manager PT), Rui Mingacho (Creative Manager) Divulgação Da esq para dir: José Varatojo (Head of Growth PT), Olivier Bourely (Country Manager BR), Gilmario Cavalcante (Head Operations BR), Vasco Sousa (Deployment Manager PT), Rui Mingacho (Creative Manager) Divulgação

Priorizar a experiência do cliente e a eficiência operacional para o futuro do varejo são as missões da startup portuguesa Sensei, que chegou ao Brasil no segundo semestre de 2023 para uma expansão da inovação internacional.


A força do varejo nacional, que movimenta a economia do país, foi decisiva para a empresa abrir uma filial no mercado aqui, em São Paulo. Em 2022, a empresa fechou importante parceria com a Super Muffato, rede brasileira de hipermercados e supermercados, oferecendo o mecanismo da maior loja autônoma da América Latina, localizada em Curitiba (PR). Com o resultado positivo, a startup entendeu que há uma demanda reprimida no segmento e segue prospectando o cenário brasileiro para novos negócios.


“A jornada de compra é acessível a qualquer cliente que entra na loja, pois o Sensei cria a cesta de mercadorias em tempo real. Ao final da experiência, os itens adquiridos aparecem automaticamente no terminal de pagamento do cliente, sem a necessidade de digitalizá-los. Os métodos de pagamento são os mesmos utilizados por um varejista em uma loja convencional. Ao digitalizar o estabelecimento com a tecnologia Sensei, o varejista elimina o atrito das filas de pagamento, reduz o pessoal no caixa e os roubos de clientes, além de ganhar visibilidade sobre o comportamento do consumidor dentro da loja.


Este resultado só foi possível através da combinação de visão computacional, sensores e algoritmos de IA”, disse Olivier Trave Bourely, country manager. De modo geral, toda a gestão do estabelecimento torna-se mais eficaz e baseada em dados. Isso porque assim que a pessoa acessa o local, um avatar é ativado no sistema e captura todos os seus movimentos e roteiro. Quando o consumidor se identificar, o varejista poderá, por exemplo, enviar promoções de mercadorias que retirou e devolveu na gôndola — o que abre uma grande oportunidade para personalizar as ações e a estratégia de Customer Relationship Management (CRM).


Além dos supermercados, os atacadistas também estão na vanguarda da empresa com o objetivo de modernizar e agilizar a jornada do formato de compra das pessoas jurídicas. Mesmo no segmento farmacêutico, que atualmente vive forte expansão, existem oportunidades para oferecer uma experiência inovadora. Esses armários utilizam a mesma tecnologia da loja autônoma e contam com plataforma digital de gestão para o varejista. Com mais espaço interior, o retalhista consegue colocar um sortido mais adequado ao ambiente onde se encontram estes armários.


Para o consumidor, é uma experiência de compra sem atritos e mais fluida do que as máquinas dispensadoras existentes atualmente”, disse Gilmario Cavalcante, head de operações e parcerias. No modelo tradicional store-in-store, o Sensei oferece diversas oportunidades a serem exploradas, como praças de alimentação, universidades, escritórios, condomínios, aeroportos, espaços esportivos e de eventos e shopping centers.

Presença na NFR 2024 Um exemplo desse desempenho foi a estreia da startup na New Retail Federation 2024 (NFR), considerada a maior feira de varejo do mundo, realizada em janeiro, em Nova York (EUA).

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Michelle Marie