Dicas do Alfredo di Roma!

Dicas do Alfredo di Roma!

Algumas pessoas gostam de receber em casa, mas, quando se deparam com todos os detalhes que envolvem um evento doméstico se assustam e acabam desistindo de fazê-lo. Só em pensar na organização, planejamento, arrumação, decoração das mesas, escolha do cardápio, contratação de garçons e cozinheiros ... ficam apavoradas e acabam perdendo a oportunidade de aproveitar momentos preciosos.

 (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Isso porque o papel do bom anfitrião vai muito além da preparação da recepção. Às vezes, é mais importante saber como e onde contratar um bom serviço de buffet, completo e de qualidade, e aproveitar seu tempo na festa para dar atenção aos convidados. Pensando nessa opção, tudo o que você deve ser preocupar é com a escolha do menu que será servido, das flores e decoração que usará e que serão sugeridos pelos especialistas. Depois, é só deixar por conta dos profissionais e aproveitar a festa.

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Assim, seja seu coquetel montado apenas com uma bela mesa de queijos, frios e vinhos, massas ou pratos especiais, ou um delicioso e requintado chá da tarde, a atenção para a elaboração não deverá ser sua preocupação. E ainda bem que hoje existem pessoas preparadas para efetuar este tipo de serviço. Você apenas contrata, ela vem em sua casa e cuida com muito carinho de todo o evento, inclusive o menu apropriado que poderá ser servido conforme horário e comemoração.

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“Para este encontro informal, o serviço mais utilizado e prático é o serviço americano (à americana), que deixa todos à vontade permitindo uma maior confraternização entre os convidados”, explica a coordenadora do Alfredo Eventos, Mariana Mesquita. Segundo ela, este serviço consiste em montar uma mesa com todos os pratos do menu escolhido, onde os convidados poderão se servir da maneira que acharem melhor.

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Um outro detalhe do serviço à americana, segundo a profissional, diz respeito aos pratos, talheres e guardanapos escolhidos e que poderão ser dispostos em uma mesa auxiliar ou mesmo na própria mesa principal. “Nesse caso, se o cliente não dispuser de utensílios como louças, pratos e taças, vale muito a pena alugar direto com o serviço de Buffet”, revela.

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Caso não esteja disposto a gastar dinheiro extra com esses detalhes, uma boa dica, segundo a coordenadora do Alfredo Eventos, é apenas decorar o ambiente com o que o cliente tem. "Não precisamos de pompas para deixar o ambiente agradável. Em eventos pequenos, estilo "petit comite", atitudes de carinho, um cardápio bem elaborado e uma equipe de serviço competente podem fazer todo o diferencial", detalha.

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Segundo Mariana, em recepções pequenas e até naquelas de médio porte, a sobremesa pode, por exemplo, ser colocada na mesma mesa do buffet, que deverá ser desocupada ao término do jantar, cedendo lugar aos doces, pratos e talheres de sobremesa. “Café e licor são sempre nossa indicação para encerrar encontros especiais”, pontua.

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Fora isso, o anfitrião deve sempre lembrar que receber é uma arte, e para elaborar uma recepção agradável, basta que, além de todos os quesitos importantes, ele tenha muito bom humor e carinho com seus convidados, deixando-os bem a vontade. "Estas atitudes servem para qualquer ambiente, seja ele, sofisticado ou simples, o que importa com certeza será a forma que as pessoas serão recebidas", finaliza.

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Dicas de como preparar os convites para sua recepção: .

O convite deverá ser feito por telefone ou por escrito. Em um evento informal o mesmo poderá ser feito por telefone com 2 ou 3 dias de antecedência, onde passaremos as mesmas informações que estariam no convite impresso, já em um evento formal o correto é enviar o convite por escrito e entregar em mãos.

.O convite deve constar local, data, horário, quem está convidando e o tipo de evento. Muitos convites constam também o traje a ser usado, o que facilita bastante para o convidado. .

Quando você enviar um convite para um evento em que seja necessária a confirmação prévia de todos os que estarão presentes, não esqueça de incluir a sigla R.S.V.P (“Réspondez s’il vous plaît” - resposta se faz presente em francês) no final do texto. Caso as pessoas não respondam, você pode solicitar por telefone a confirmação.

Alguns eventos possui o horário específico para serem realizados. Veja a tabela:

• Café da manhã - Deve ser marcado em torno de 8:30h.

• Almoço - A partir das 12:00h.

• Brunch - É uma mistura de Breakfast com Lunch (café da manhã com almoço) e é servido de 11:00 h ás 18:00 h.

• Chá - É ideal para encontro de amigas e deve ser marcado entre 16:00 e 17:00 h.

• Jantar - Seja um jantar formal ou informal o horário é o mesmo, deverá ser marcado entre 20:45 ás 21:00 h para ser servido 45 minutos após.

• Ceia - Algumas pessoas de outras origens têm o hábito da ceia, como os Judeus. Devendo ser servida após as 22:30h.

• Coquetel - Recepção simples sem mistério, para muitos convidados, onde são servidos canapés e variedades. O horário de início é entre 19:00 h e término no máximo até as 23:00 h.

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Michelle Marie